• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-05112012-143237
Documento
Autor
Nombre completo
Juliana de Souza Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Catani, Denice Barbara (Presidente)
Lugli, Rosario Silvana Genta
Moraes, Dislane Zerbinatti
Título en portugués
A formação do trabalho docente: um estudo das teorizações acerca das dimensões pessoais no exercício da profissão
Palabras clave en portugués
dimensões pessoais
formação de professores
identidades docentes
leitura de professores
literatura de autoajuda
teorizações sobre educação
Resumen en portugués
A dissertação que ora se apresenta estuda aspectos relativos à formação e ao exercício do trabalho docente, em particular os ligados às dimensões pessoais e às identidades dos professores. Um tipo especial de fontes foi examinado para que se conheçam elementos considerados importantes pelos docentes no exercício de seu ofício. Trata-se de livros que facilitam conhecimentos e fornecem conselhos práticos aos professores, constituindo quase uma literatura de autoajuda pedagógica e procurando apelar para dimensões subjetivas envolvidas no trabalho docente. No caso do presente estudo foram analisados alguns livros voltados a professores de autoria de Augusto Cury e Gabriel Chalita. Dentre os objetivos da pesquisa destacaram-se: estudar a produção e circulação das obras voltadas a professores de ambos os autores; estudar a posição dos seus autores no campo intelectual e educacional; analisar as características internas das obras selecionadas; conhecer as modalidades de apropriação das leituras dessas obras pelos professores; contribuir para as análises acerca dos conhecimentos produzidos no campo educacional com vistas à formação/aperfeiçoamento dos professores. Para concretizar tais objetivos recorreu-se à análise dos livros, às entrevistas com professores e à entrevista com um dos autores das obras estudadas. A investigação nos permitiu apontar características dessas obras quando voltadas para a educação, já que, essas guardam formas própria de tratar questões. Também foi possível indicar a posição ocupada, inserção e possibilidade de trânsito de seus autores nos campos educacional, religioso e político, bem como, constatar a existência de discrepância entre os objetivos dos autores e dos professores leitores em relação aos objetivos dos livros.
Título en inglés
The teacher´s formation and work: a study of the theories about the personal dimensions in the profession.
Palabras clave en inglés
literature of self-help
Personal Dimensions
Teachers formation
Teachers readings
Teachers´ identity
Theorization about education
Resumen en inglés
The present dissertation studies the relative aspects concerning teachers formation and its exercise, mainly linked to personal dimensions and their characteristic identity. A special kind of sources were investigated in order to know elements considered as important by teachers during the execution of their labor. These sources were books that facilitate knowledge and offer practical advice to teachers making up a nearly pedagogical literature of self-help trying to appeal to subjective dimensions involved in the teaching practice. In the present study were used books aimed at teachers authored by Augusto Cury and Gabriel Chalita. Among the objectives for this research highlighted: To study the production and circulation of both authors works; to study the position of authors in the educational and intellectual field; to analyze the internal characteristics of the selected works; to know the appropriation modalities of these works readings by teachers; to contribute with the analysis about the produced knowledge in the educational field with the purpose of the formation/improvement of teachers. To be able to fulfill such objectives, books were analyzed and the interviews with some teachers and one of the authors were used. This research allowed pointing out some characteristics of the authors works when aimed at education because they keep own ways of dealing with issues. It was also possible to indicate the position occupied by authors as well as their insertion and possibility of transit in the educational, religious and politic fields. Besides it was verified the existence of discrepancies between the purposes of the authors and those of teachers related to books´ objectives.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-11-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.