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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-05102020-161027
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Fernando de Prince Fukushiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Santos, Marcos Ferreira dos (Presidente)
Almeida, Rogério de
Ishiki, Michiko Okano
Rubira, Fabiana de Pontes
Umeda, Guilherme Mirage
Título em português
Escritos sobre a estética além da arte: transmissão e experiência nas culturas japonesas
Palavras-chave em português
Autoformação
Culturas japonesas
Experiência estética
Resumo em português
Se a experiência estética se dá a partir do encontro de duas configuraçõesa configuração formal do objeto e a configuração subjetiva da pessoa que a percebe, a arte torna-se lugar privilegiado dessa experiência quando há uma obra de arte e um indivíduo disposto a se relacionar com ela. Esta tese pretende então investigar momentos das culturas japonesas em que a experiência estética pode atuar a partir de configurações formais que não se definem como obra de arte, já que esta não é uma exigência para que ocorra a experiência estética. O fato de que, após o contato com o conceito de obra de arte europeu, diversos objetos e elementos das expressões japonesas passaram a ser retroativamente considerados artísticos comprova o valor estético dos objetos mesmo que originalmente não inseridos dentro da instituição arte. Metodologicamente, a tese se pauta pelo estilo ensaístico (exame atento) assim como em Adorno, e no diálogo convergente com o estilo zuihitsu, no âmbito das investigações sobre autoformação. Os conceitos de kata, mitate e d são analisados, assim como alguns momentos de manifestações japonesas afins à arte, para que possam auxiliar na compreensão da experiência estética a partir de práticas cotidianas e também das problemáticas e potencialidades que possam surgir daí. Afirma Fujiwara Teika: ou na tradução de Madalena Cordaro, a palavra é antiga, o coração é novo.
Título em inglês
Notes on aesthetics beyond art: transmission and experience on Japanese cul- tures
Palavras-chave em inglês
Aesthetic experience
Japanese cultures
Self-formation
Resumo em inglês
If the aesthetic experience occurs from the meeting of two configurationsthe formal configuration of the object and the subjective configuration of the person who perceives it, art becomes a privileged place of this ex- perience when there is a work of art and an individual willing to relate to it. This thesis intends to investigate moments of Japanese cultures in which aesthetic experience can act from formal configurations that are not defined as a work of art, since this is not a requirement for the aesthetic experience to occur. The fact that, after the contact with the European concept of work of art, several objects and elements of Japanese expressions started to be retroactively considered artistic proves the aesthetic value of the objects even if they were not originally inserted within the institution art. Methodologically, the thesis is guided by the essay style (attentive examination) as used by Adorno, and in the convergent dialogue with the zuihitsu style, within the scope of investigations on self-formation. The concepts of kata, mitate and d are analyzed, as well as some moments of Japanese manifestations related to art, so that they can assist in the understanding of the aesthetic experience from daily practices and also the problems and potentialities that may arise from there. Fujiwara Teika states: or, based on Madalena Cordaros translation, the word is old, the heart is new.
 
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Data de Publicação
2020-11-09
 
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