• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-05102020-150108
Documento
Autor
Nome completo
Cassio Henrique Ribeiro Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Maria Isabel de (Presidente)
Arroyo, Margarete
Costas, José Manuel Moran
Nascimento, Marco Antonio Toledo
Ying, Liu Man
Título em português
Aprendizagens baseadas em problemas e em projetos como propostas inovadoras para o ensino-aprendizagem de instrumentos de cordas friccionadas
Palavras-chave em português
Aprendizagem baseada em problemas
Aprendizagem baseada em projetos
Ensino-aprendizagem musical
Instrumentos de cordas friccionadas
Metodologias ativas
Resumo em português
Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa que investigou como as metodologias ativas Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP-Prob.) e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP-Proj.) podem contribuir para a construção de uma proposta de ensino-aprendizagem mais eficiente e significativa em relação aos instrumentos de cordas, enquanto possibilidade de um novo campo de atualização no campo da pedagogia do instrumento. Para a construção da proposta, foi necessário verificar os atuais procedimentos metodológicos aplicados no ensino-aprendizagem de instrumentos de cordas friccionadas, bem como os materiais didáticos utilizados nessa aprendizagem, além de descrever como acontece o processo ensino- aprendizagem coletivo e tutorial com esses instrumentos musicais. A amostra selecionada para a pesquisa consistiu em estudantes que tocam os instrumentos de cordas friccionadas, a partir de aulas práticas promovidas em dois projetos sociais no Brasil. Durante a observação, constatou-se que as aulas são ministradas em um modelo centrado na transmissão, o que justifica a elaboração de uma nova proposta metodológica para a área, a partir das ABP-Probl. e ABP-Proj. A pesquisa fundamentou-se em estudo bibliográfico, a partir dos estudos de autores como Bruner (1971, 1977), Dewey (1973), Bender (2014), Ribeiro (2010), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que recorre, ainda, às diretrizes do estudo de caso, tendo como instrumentos metodológicos a técnica de observação e elaboração de diários de pesquisa. A fundamentação teórica permitiu realizar uma discussão sobre a especificidade e problemática do ensino de instrumentos de cordas. Por conseguinte, atestou- se que: as Aprendizagens Baseadas em Problemas e em Projetos (ABPs) contribuem para uma aprendizagem mais significativa; promovem o trabalho em pequenos grupos (trabalho em equipe), o respeito à autonomia dos estudantes, a indissiociabilidade entre teoria e prática, a educação permanente e a avaliação formativa; envolvem os estudantes de tal maneira que eles se sentem responsáveis pela sua aprendizagem. Tendo isso em vista, foi possível apresentar novas proposituras para a área o ensino-aprendizagem coletivo em níveis avançados. Os resultados contribuíram para sustentar a tese de que as duas ABPs favorecem uma educação capaz de transcender os atuais paradigmas organizadores do ensino, sustentados na transmissão e repetição de conteúdo, porquanto elas são capazes de incentivar uma postura reflexiva, criativa, ativa, crítica e que valoriza as opiniões, os saberes, a autonomia dos alunos, o diálogo, a motivação, o pensamento crítico e o desenvolvimento da inteligência. Por fim, as conclusões denotam que as ABPs são abordagens eficazes e significativas para a construção de uma proposta de ensino-aprendizagem dos instrumentos de cordas. Destarte, ratifica-se o grande potencial transformador das ABPs no processo ensino-aprendizagem, fazendo-se necessário uma proposição de desenvolvimento metodológico do ensino- aprendizagem a partir das ABPs.
Título em inglês
Problem-based and project-based learning as an innovative proposal for teaching and learning of friction stringed instruments
Palavras-chave em inglês
Active methodologies
Friction stringed instruments
Music teaching-learning
Problem based learning
Project based learning
Resumo em inglês
This paper presents the research results that investigated how the active methodologies Problem Based Learning (PBL-Probl.) and Project Based Learning (PBL-Proj.) can contribute to the construction of a more efficient and meaningful teaching-learning proposal in relation to stringed instruments, as the possibility of a new field of updating in the field of instrument pedagogy. For the construction of the proposal, it was necessary to verify the current methodological procedures applied in the teaching-learning of friction stringed instruments, as well as the didactic materials used in this learning, besides describing how the collective teaching-learning process happens with these musical instruments. The sample selected for the research consisted of students who play the stringed instruments from practical classes promoted in two social projects in Brazil. During the observation, it was found that the classes are taught in a model centered on transmission, which justifies the elaboration of a new methodological proposal for the area, from the PBL-Probl. and PBL-Proj. The research was based on a bibliographic study,from the studies by authors such as Bruner (1971, 1977), Dewey (1973), Bender (2014), Ribeiro (2010), among others. It is a qualitative research, which also uses the case study guidelines, having as methodological instruments the observation technique and preparation of research diaries. The theoretical foundation allowed a discussion about the specificity and problematic of the teaching of stringed instruments. As a result, it has been found that: Problem-Based Learning and Project-Based Learning (PBLs)contribute to more meaningful learning; promote small group work (teamwork), respect for student autonomy, inseparability between theory and practice, continuing education and formative assessment; involve students in such a way that they feel responsible for their learning. With this in view, it was possible to present new propositions for the area - collective teaching-learning at advanced levels. The results contributed to support the thesis that the two PBLs favor an education capable of transcending the current organizing paradigms of teaching, sustained in the transmission and repetition of content, as they are able to encourage a reflexive, creative, active, critical posture that values opinions, knowledge, student autonomy, dialogue, motivation, critical thinking and the development of intelligence. Finally, the conclusions show that PBLs are effective and meaningful approaches to building a proposal for teaching-learning of stringed instruments. Thus, it is reinforced the great potential of the PBLs in the teaching-learning process, making necessary a proposition of methodological development of teaching-learning from the PBLs.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-11-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.