• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-04122019-180743
Document
Auteur
Nom complet
Alexandrino Nunes Mpanzo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Silva, Roberto da (Président)
Ferreira, Ricardo Alexino
Souza Neto, João Clemente de
Titre en portugais
Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação
Mots-clés en portugais
Angola
Educação
Hip Hop
Juventude
Música
Rap
Resumé en portugais
O objetivo desta pesquisa é estabelecer um diálogo entre as noções de conscientização, como parte de uma proposta de educação voltada para a liberdade, tal como sustentada por Paulo Freire e a de reconhecimento de Axel Honneth, noção esta relativa ao processo de emancipação de populações historicamente marginalizadas e prejudicadas. Pretende-se, assim, delinear um corpo teórico e metodológico, a partir do qual serão analisadas as contribuições estéticas e sociopolíticas das músicas dos Rappers de Angola para o processo de conscientização da juventude do país. Outro objetivo da pesquisa que se impõe é analisar por meio de testemunhos, na forma de entrevistas, as possíveis contribuições do Rap angolano e brasileiro no processo de formação crítica de alunos do ensino fundamental, além de se constituir em uma forma de estabelecer uma conexão entre as circunstâncias de formação da consciência crítica por meio do Rap no Brasil e em Angola. A teoria da luta por reconhecimento nas esferas subjetiva, jurídica e cultural - tal como formulada por Axel Honneth (2003), bem como as ideias de educação popular libertária e da pedagogia da indignação sustentadas pelo educador brasileiro Paulo Freire (1989, 1994), podem elucidar e conferir novos contornos ao Rap enquanto movimento estético de protesto e contestação. Em parceria com professores de uma escola pública, em São Paulo, realizamos oficinas com alunos do ensino fundamental para que pudéssemos analisar em que medida o contato vivo com as mensagens trazidas por Rappers brasileiros, podem contribuir para o despertar de um olhar crítico sobre as realidades dos jovens moradores de periferia de São Paulo e de jovens angolanos.
Titre en anglais
Youth and culture polarization: the case of Rap in Brazil and Angola - new possibilities and dilemmas in education
Mots-clés en anglais
Angola
Education
Hip Hop
Music
Rap
Youth
Resumé en anglais
The objective of this research is establishing a dialogue between the notions of awareness, as part of a proposal of education oriented towards freedom, as sustained by Paulo Freire and the one of recognition of Axel Honneth, notion this relative to the process of emancipation of Historically marginalized and impoverished populations. The aim is to delineate a theoretical and methodological body, from which the aesthetic and socio-political contributions of the songs of rappers from Angola to the process of raising awareness of the countrys youth will be analyzed. Another objective of the research that needs to be analyzed through testimony, in the form of interviews, the possible contributions of Angolan and Brazilian rap in the process of criticai training of elementary school students, and constitute a way to establish a connection between The circumstances of criticai awareness formation through rap in Brazil and Angola. The theory of the struggle for recognition - in the subjective, juridical and cultural spheres - as formulated by Axel Honneth (2003), as well as the ideas of libertarian popular education and the pedagogy of indignation supported by the Brazilian educator Paulo Freire (1989, 1994) Can elucidate and give new contours to rap as an aesthetic movement of protest and contestation. In partnership with teachers from a public school in São Paulo, we held workshops with elementary school students so that we could analyze the extent to which live contact with messages brought by Brazilian rappers can contribute to "awakening" a criticai eye on The realities of the young residents of the outskirts of São Paulo and young Angolans.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
ALEXANDRE_NUNES.pdf (8.38 Mbytes)
Date de Publication
2019-12-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.