• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-04122019-160110
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Fagundes Portela
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Kishimoto, Tizuko Morchida (Presidente)
Biccas, Maurilane de Souza
Demartini, Zeila de Brito Fabri
Fonseca, Marcus Vinicius
Santos, Maria Walburga dos
Título en portugués
A trajetória profissional da educadora Anália Emília Franco em São Paulo (1853-1919)
Palabras clave en portugués
Anália Franco
Colónias
Criança negra
História da infância
Professora primária
Trajetória
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória profissional de Anália Emília Franco (1853-1919) em São Paulo, professora primária, escritora, dramaturga, poetisa, fundadora da 1ª banda musical feminina de São Paulo e, também criadora da Associação Beneficente Instrutiva e Feminina (AFBI) que era mantenedora de um amplo e diversificado conjunto de instituições formativas, Creche/Asilo, Escolas Maternais, Liceus, Bibliotecas Escolares e Colônias Regeneradoras, cujo público alvo era crianças e mulheres. Enquanto, manteve uma participação ativa na imprensa produzida por mulheres no século XIX, e foi proprietária, escritora e administradora de escritora fundou dois periódicos de ampla circulação nacional: Revista Álbum das Meninas e A Voz Maternal. A despeito de toda amplitude de sua obra, as suas instituições fonnativas que consistiram em uma das poucas opções ao segmento populacional que ficava a margem do processo de expansão do ensino público em São Paulo, a sua atuação permanece em um lugar de invisibilidade no campo da Historiografia Educacional Brasileira.
Título en inglés
Professional trajectory of Anália Emília Franco (1853-1919)
Palabras clave en inglés
Anália Franco
Black child
Childhood story
Primary school teacher
Trajectory
Resumen en inglés
This paper aims to present the professional trajectory of Emilia Analia Franco (1853-1919) in São Paulo, a primary school teacher, writer, playwright, poet, founder of the lst female musical band of São Paulo and also creator of Instructive Benevolent Association and Women (AFBI) which was sponsor of a broad and diverse set of training institutions, Creche / Asylum, Maternal Schools, High Schools, School Libraries and Colonies regenerating, whose target audience was children and women. While, maintained an active participation in the press produced by women in the nineteenth century, and was the owner, writer and author of administrator founded two large national newspapers: "Revista Albúm das Meninas " and "A voz Maternal" It is noticed that in spite of all breadth of his work, his training institutions which consisted of one of the few options to those who were the bank of public education expansion process in São Paulo, its performance remains in a place of invisibility in field of historiography Educational Brazilian.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
DANIELA_PORTELA.pdf (11.96 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-12-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.