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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-04122019-150504
Documento
Autor
Nombre completo
Roseane Rabelo Souza Farias
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Silva, Shirley (Presidente)
Nascimento, Ivany Pinto
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
Rocha, Heloísa Helena Pimenta
Salvadori, Maria Angela Borges
Título en portugués
Itinerários da institucionalização da educação especial no estado do Pará: perspectivas a partir da história social
Palabras clave en portugués
Educação no Pará
Escolarização
História social
Pessoas com deficiência
Resumen en portugués
Esta tese busca contar uma história da institucionalização da escolarização de pessoas com deficiência no Estado do Pará, por meio da experiência de professoras que se posicionaram como vocacionadas e engajadas nessa tarefa. Para isso, recorreu-se à perspectiva da história social, representada por Edward Palmer Thompson, utilizando-se como instrumentais entrevistas semiestruturadas visando dar centralidade às experiências dessas mulheres, alinhada a pesquisa bibliográfica e documental, a fim de se erguer elementos do cenário políticoeducacional nacional e local. Lançou-se então a investigar as experiências dessas professoras na construção dos itinerários da institucionalização da educação especial no Estado do Pará. Inicialmente apresenta-se uma discussão acerca de concepções e modelos de enquadramento forjados às pessoas com deficiência, antes das primeiras iniciativas educacionais, no Estado do Pará. Em um momento em que não se distinguia os comprometimentos mentais, pessoas com deficiência foram colocadas em suspeita, sendo o asilamento um destino certo. Na sequência aborda-se a mudança dessa perspectiva que começou a ser gestada a partir da década 1930, inspirada, principalmente, pelos ares da Pedagogia Nova, possibilitando uma abertura para se pensar a educação dos excepcionais, porém, em virtude da densidade de certas representações produzidas acerca das pessoas com deficiência, como a de não-escolarizáveis, o acesso à educação foi obstaculizado. Encadeia-se o debate tendo como foco as ações implementadas, a partir da década de 1950, na qual a educação de pessoas com deficiência passa a ser uma das pautas do Governo Federal, inserida em um movimento nacional organizado a partir das Campanhas Educacionais. A seguir, deu-se o início da formação dessas professoras para a atenção aos excepcionais e a implementação de uma série de ações visando escolarizar pessoas com deficiência. Tal movimento, as posicionou como intelectuais da educação. Seus esforços engendrados contribuíram para a criação das primeiras instituições especializadas e para a integração escolar da pessoa com deficiência no Estado do Pará, modelos de escolarização concebidas à época. A experiência vivenciada pelas professoras pioneiras que repercutiu, ainda, na institucionalização da educação especial, culminou com a criação da Assessoria de Educação de Excepcionais, em 1970, transformada, em 1972, em Centro de Educação Especial do Pará, órgão responsável pela implantação da política de educação especial no Estado. Adotar a perspectiva da história social permitiu compreender a institucionalização como produções complexas produzidas por sujeitos em meio às suas experiências vividas e sentidas, encharcadas de concretude histórica.
Título en inglés
Itineraries of the institutionalization of Special Education in the State of Pará: perspectives from social history
Palabras clave en inglés
Education of Pará
People with disabilities
Schooling
Social history
Resumen en inglés
This thesis tries to tell a history of the institutionalization of the schooling of people with disabilities in the State of Pará, through the experience of teachers who have positioned themselves as a vocation and engaged in this task. For this, we used the perspective of social history, represented by Edward Palmer Thompson, using as instrumental semi-structured interviews aimed at giving centrality to the experiences of these women, in line with bibliographical and documentary research in order to build elements of the national and local political-educational scenario. Facing this situation, it was then launched to investigate the experiences of these teachers in the construction of the itineraries of the institutionalization of special education in the State of Pará. Initially, there is a discussion about conceptions and framework models for people with disabilities, before the first educational initiatives, that is, before 1953, in the State of Pará. At a time when there was no distinction between mental impairments, people with disabilities were placed in suspicion, having asylum a certain destination. A change in this perspective began to be enacted in the 1930s, inspired, mainly, by the airs of the New Pedagogy, allowing an openness to think about the education of the socalled, at the time, of exceptional, but, by virtue of the density of certain representations that were created about the disabled person, such as the one of non-schoolable ones, access to education was hampered. From the 1950, the education of the disabled person became one of the guidelines of the Federal Government, inserted in a national movement organized from the Educational Campaigns. At that moment some female teachers were called by the State to take courses in the area of exceptional education. When they return, they implement a series of actions to effect the schooling of people with disabilities, acting as educational intellectuals. Their efforts contributed to the integration of the disabled in the State of Pará. The experience of the pioneer teachers also had repercussions on the institutionalization of special education, which culminated in the creation of the Advisory Office for the Education of Exceptional Persons in 1970, 1972, in the Special Education Center of Pará, body responsible for implementing the special education policy in the State. Adopting the perspective of social history allowed us to understand institutionalization as complex productions produced by subjects in the midst of their lived and felt experiences, flooded with historical concreteness.
 
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Fecha de Publicación
2020-01-22
 
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