• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.48.2018.tde-04122018-172413
Documento
Autor
Nome completo
Cibelle Soares Toledo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Barretto, Elba Siqueira de Sa (Presidente)
Campos, Maria Machado Malta
Mello, Roseli Rodrigues de
Título em português
Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares
Palavras-chave em português
Equidade
Participação comunitária
Qualidade da educação
Resumo em português
A inclusão social, a mitigação das desigualdades e os altos rendimentos são aspectos desafiadores na educação de alunos menos favorecidos. Esse trabalho relata a adoção de uma proposta criada pela Universidade de Barcelona, as Comunidades de Aprendizagem, por uma escola destinada a alunos de uma comunidade popular de São Paulo que, em seus cursos regulares, recebe alunos com alto poder aquisitivo. Esse trabalho, busca evidenciar se uma das atividades sugeridas, os Grupos Interativos, conseguem incrementar a participação dos pais na escola, explicitar a eles as altas expectativas da escola em relação ao desempenho das crianças e adolescentes, bem como contribuir para que todos os atores escolares, e em particular os professores aprendam também mais sobre a comunidade que atendem. Além disso, procura evidenciar o clima educacional da escola, e como ele influencia no êxito do programa.
Título em inglês
Interactive groups in a community school: the participation of parents in school daily practices
Palavras-chave em inglês
Community participation
Equity
Quality of education
Resumo em inglês
Social inclusion, mitigation of inequalities and high performances are challenging aspects in the education of less previleged students. This paper reports the adoption of a proposal created by the University of Barcelona, the Learning Communities, by a school for students of a popular community in São Paulo, that receives students with high purchasing power in its regular courses. This work, seeks to highlight if one of the suggested activities, Interactive Groups, is able to increase the participation of parents in school, to explain to them the high expectations of the school in relation to the performance of children and adolescents, as well as to contribute so that all the school actors, and in particular teachers will also learn more about the community they serve. In addition, it seeks to evidence the educational climate of the school, and how it influences the success of the program.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-12-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.