Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2006.tde-04122007-155302
Document
Author
Full name
Maria Iolanda Monteiro
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2006
Supervisor
Committee
Bueno, Belmira Amelia de Barros Oliveira (President)
Andre, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Chamlian, Helena Coharik
Guarnieri, Maria Regina
Marin, Alda Junqueira
Title in Portuguese
Histórias de vida: saberes e práticas de alfabetizadoras bem sucedidas.
Keywords in Portuguese
Autonomia pedagógica
Ética profissional
Histórias de vida
Professoras alfabetizadoras bem sucedidas
Saberes e práticas docentes
Sucesso escolar
Abstract in Portuguese
O trabalho visou o entendimento do sucesso escolar, na área de alfabetização, pelas experiências docentes, investigando os saberes e as práticas relacionados à vida pessoal, escolar e profissional de quatro alfabetizadoras bem sucedidas, que exerceram a profissão nas décadas de 50 a 80, no Estado de São Paulo. Estudou-se o peso da reforma de 1971 e os determinantes advindos das diferentes políticas, anteriores e posteriores, e o provável período em que se iniciou a conformação profissional das educadoras pesquisadas. Pelo estudo de histórias de vida, a investigação caracterizou as diferentes experiências das alfabetizadoras, identificando os saberes e as práticas, que deram sustentação ao trabalho bem sucedido com a alfabetização, e os condicionantes que acompanharam a formação docente. A articulação dos saberes da infância pré-escolar, da vida escolar, da trajetória no curso de formação e da vida profissional com o estudo das características das práticas alfabetizadoras justificou o sucesso escolar. Pela análise dos resultados, concluiu-se que as várias facetas da história de vida das educadoras, com saberes e concepções de ensino, sustentaram o êxito na alfabetização. Apesar das situações bem heterogêneas, o sucesso escolar decorreu da autonomia no trabalho docente para a organização de práticas de ensino, que garantissem a aprendizagem bem sucedida da leitura e escrita, sempre considerando que toda criança apresentava capacidade para aprender, independentemente das condições socioeconômicas, culturais e de aprendizagem. O estudo da história de vida das alfabetizadoras bem sucedidas, envolvendo saberes e práticas importantes e diferentes para configurações de práticas de alfabetização, que garantiram o êxito de todos os alunos, não visou apenas a sistematização de situações pedagógicas que servissem somente como referenciais para organizar o processo de alfabetização de docentes da atualidade, mas também a problematização de aspectos inerentes às ações educativas, no ensino da leitura e escrita, e o resgate de alguns valores que, na época dessas professoras, eram considerados essenciais e que, atualmente, recebem críticas e depreciações. A análise das práticas educativas sinalizou uma diversificação de estratégias de ensino entre as professoras pesquisadas. Apesar dessa diferença, as docentes apresentaram objetivos semelhantes, visando a aprendizagem de todos e rejeitando qualquer forma de discriminação. Verificou-se ainda a criação de rotinas e rituais, durante o desenvolvimento dos conteúdos e das atividades, mas com práticas e aspectos diferenciados. Essa característica confirma a formação de uma ética de trabalho pedagógico. A presente pesquisa oferece, assim, informações para o estudo da alfabetização, enriquecendo a análise dos elementos do trabalho docente, para o êxito escolar, e dos novos dados que possibilitam investigações da temática, também em outras abordagens.
Title in English
Life histories: successful beginning literacy teachers' knowledges and practives.
Keywords in English
Life histories
Pedagogical autonomy
Professional ethics
School success
Successful beginning literacy teachers
Teaching knowledges and practices
Abstract in English
This paper focused on the understanding of academic success in the alphabetizing area by investigating the knowledge and practices related to the personal, academic and professional life of four successful alphabetizers who exercised their profession in the state of Sao Paulo throughout 1950 to 1980. The impact of the 1971 reform was duly studied and so were the direct consequences of the different previous and posterior policies and also the probable period during which started the professional making of the researched teachers. By studying the life histories, the investigation underlined the different experiences of the alphabetizers, identifying the various knowledge and practices which gave support to the successful alphabetizing work, and the decisive factors which accompanied the process of a teacher's formation. The articulation of the pre-school childhood knowledge, academic life, personal performance, both scholar and professional, together with the study of the alphabetizing practices characteristics justified the academic success. The results analysis concluded that the various aspects of the teachers' life history, together with their personal knowledge and teaching concepts, sustained the alphabetizing success obtained. In spite of quite heterogeneous scenarios, the academic success resulted from the autonomy in the work to organize teaching practices which would ensure a successful learning of writing and reading, always considering that every child presented capacity to learn independently of social/economic, cultural and learning conditions. The study of the life histories of the successful alphabetizer teachers, involving important and different knowledge and pratices to build up alphabetizing practices which guaranteed the success of every student, didn't focus just the systematizing of pedagogic aspects which would serve solely as references to organize the alphabetizing process of today's teachers, but also the intrincacies of those aspects inherent to educative actions, in teaching writing and reading techniques, and the rescue of a few values which were considered essential, back at the time when the researched teachers were active, and nowadays are criticized and depreciated. The analysis of educational practices pointed out a diversification of teaching strategies amongst the researched teachers. In spite of the differences, they presented similar purposes - everyone should learn and any form of discrimination was rejected. It was also verified the creation of routines and rituals while developing the contents and related activities, but with distinguished practices and aspects. This characteristic confirms the making of ethics applied to pedagogical work. So, the present research offers information for the study of alphabetizing while making richer the analysis of the elements pertaining to teaching work to achieve academic success, and of the new data which make possible the investigation of the matter also with other approaches.
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Publishing Date
2007-12-05