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Doctoral Thesis
DOI
10.11606/T.48.2016.tde-04112016-150828
Document
Author
Full name
Édna de Oliveira Telles
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2016
Supervisor
Committee
Pinazza, Monica Appezzato (President)
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Pinto de
Kenski, Vani Moreira
Lopes, Roseli de Deus
Simões, João Manuel Formosinho Sanches
Title in Portuguese
Inovação de práticas, mudança educativa e o uso de computadores portáteis na escola pública: a visão dos professores
Keywords in Portuguese
Educação
Formação de professores
Inovação
Mudança
Tecnologia educacional
Abstract in Portuguese
Trata-se este trabalho de pesquisa de doutorado qualitativa, com características de um estudo de caso, que teve como objeto de estudo o modo como os professores experenciaram a introdução de computadores portáteis nas suas práticas em uma escola municipal de São Paulo participante do pré-piloto do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), colocando-os no centro do debate educacional sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas e assuntos relacionados a esse processo, como inovação e mudança educativa. Nossos objetivos foram responder às seguintes questões, a partir do ponto de vista dos professores: O que significa inovação e mudança educativa? O que os professores entendem como inovação? O que motiva os professores a pensarem em mudanças em suas práticas? Em que medida as histórias de vida e trajetórias de formação dos professores se objetivam nas práticas desenvolvidas por eles? Quais as relações existentes entre as práticas pedagógicas de professores no uso dos computadores portáteis, suas histórias de vida e trajetórias de formação na confluência com a cultura organizacional da instituição? Com o intuito de colocar os professores como centro do debate na pesquisa, utilizou-se como um dos métodos de obtenção de dados a escrita autobiográfica das trajetórias de vida e formação dos professores, além de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas presenciais e por email e escritas reflexivas sobre a própria prática realizada pelos professores. A necessidade de ouvir os professores acerca de assuntos relacionados diretamente a eles e ao trabalho que desenvolvem, valorizando suas trajetórias e experiências, tem como base os seguintes autores: Nóvoa (1992); Bueno, Catani, Sousa e Souza (1997); Bueno, Catani e Sousa (1998); Dominicé (1988a; 1988b); Josso, 2004. Para que fosse possível responder às questões colocadas, houve análise da literatura disponível sobre inovação e mudança educativa. Optamos por trazer os autores que tratam da inovação e da mudança em Educação a partir das instituições educacionais, que consideram a escola como contexto de aprendizagens e a formação dos professores na perspectiva da formação em contexto e do desenvolvimento da profissionalidade docente nos termos defendidos por Formosinho (2009), OliveiraFormosinho (2009), Fullan e Hargreaves (2001), Pinazza (2013, 2014). A partir da análise realizada, pudemos constatar que: a introdução de tecnologias na escola, por si só, não promove inovação de práticas pedagógicas, mudanças de paradigmas educacionais e solução para problemas educacionais; existem relações intrínsecas entre as trajetórias de formação dos professores, suas vivências na instituição escolar com o PPP e suas práticas pedagógicas; a formação de professores para uso das tecnologias na escola concentra seus esforços no conhecimento dos recursos dos computadores portáteis, necessita compreender melhor as experiências e as demandas dos professores, unindo teoria, prática e reflexão sobre a prática e ser realizada em contexto de trabalho, numa perspectiva de participação, incorporando o conceito de aprendizagem organizacional, proporcionando assim mudanças educativas e a criação de uma cultura de inovação.
Title in English
Innovation practices, educational change and the use of laptops in public schools: the view teachers
Keywords in English
Change
Education
Educational technology
Innovation
Teacher training
Abstract in English
This study case is qualitative and started asking how teachers experience the introduction of portable computers in their practices in a local school in the city of São Paulo participating in the pre-pilot Project A Computer per Student (UCA). Placing them in the center of educational debate about the use of Information and Communication Digital Technologies (ICDT) in the schools, the study was committed to answer with the following questions: what do innovation and educative change mean? What do teachers understand as innovation? What motivates teachers to think over changes in their practices? To what extent teachers´ life stories and education itineraries are objectified (actually implemented) in their practices? What are the relationships between teachers´ pedagogical practices in using portable computers, their life stories and education itineraries in the confluence with the school´s organizational culture? To build an argumentative ground concerning the concepts of innovation and educative change; of teacher education in the perspective of professional development and of school as a context for learning, I have turned to the theoretical formulations by authors such as Formosinho (2009), Oliveira-Formosinho (2009), Fullan (2009); Fullan and Hargreaves (2001); Pinazza (2013, 2014). In order to collect I have utilized as a method the autobiographical writing of life and education itineraries in addition to documental research, face-to-face and e-mail semi-structured interviews, and reflexive writings about the teachers´ own. The purpose of listening to the teachers about topics directly related to them and to their work, valuing their trajectories and experiences, was based on the following authors: Nóvoa (1992); Bueno, Catani, Sousa e Souza (1997); Bueno, Catani and Sousa (1998); Dominicé (1998); Josso (2004). Upon completion of the analysis, I could find that: introducing technologies in the school, in itself, does not foster innovation in pedagogical practices, changes in educational paradigms, and the solution for educational problems; there are intrinsic relations between the teachers´ education itineraries, their experiences in the school with the political-pedagogical project and their teaching practices; teacher education in regard of the use of technologies at school focuses its efforts in getting to know the portable computer features, there is a need to best understand teachers´ experiences and demands by combining theory, practice and reflection about practice in the context of everyday work, enhancing participation, assimilating the concept of organizational learning, which will eventually provide educative change and a culture of innovation will arise.
 
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Publishing Date
2016-11-25
 
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