• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2003.tde-04062021-203332
Documento
Autor
Nome completo
Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Nicolau, Marieta Lucia Machado (Presidente)
Araújo, Ulisses Ferreira de
Coelho, Nelly Novaes
Dias, Marina Celia Moraes
Mauro, Maria Adelia Ferreira
Título em português
Educação infantil ao ensino fundamental: do lúdico aos saberes escolares - uma passagem expressiva por meio das múltiplas linguagens
Palavras-chave em português
Arte-educação
Continuum
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Interação
Literatura
Lúdico
Múltiplas linguagens
Passagem
Processo ensino-aprendizagem
Projeto Político-pedagógico
Saberes escolares
Resumo em português
Este trabalho visa a analisar as rupturas existentes no processo ensino-aprendizagem na passagem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, que influenciam o desenvolvimento da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada no estudo longitudinal com duração de dois anos consecutivos (2001-2002) de um grupo de crianças de 5 a 6 anos, no início da pesquisa e 7 anos ao término da mesma. A partir da investigação sobre este fenômeno, busca levantar hipóteses e possíveis alternativas capazes de facilitar o aprendizado da criança e sua formação biopsicossocial, com base nas teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, e enfoque mais específico na teoria walloniana (estágios personalista e categorial associados aos niveis de ensino analisados). Apresenta-se a importância e a necessidade da presença do lúdico, da arte, das múltiplas linguagens (literatura, dança, música, teatro, desenho, entre outras, em continuum, no contexto escolar), em interação com os conteúdos dos saberes escolares instituídos e exigidos oficialmente , respeitando o avanço maturacional da criança e os interesses pertinentes a cada fase de seu desenvolvimento, sem excluir a vivência da expressão em sua formação na passagem entre os dois níveis de ensino mencionados. A literatura é indicada como elemento desencadeador e eixo na articulação com as diferentes linguagens, pois representa a possibilidade de plena reflexão crítica sobre o ser e estar no mundo. Questiona-se o papel da escola e de todos os participantes envolvidos direta e indiretamente no contexto escolar alunos, professores, especialistas em educação, pais na valorização da arte-educação como vivência indispensável aliada aos saberes escolares, por meio de um Projeto Político-pedagógico consistente, coerente e direcionado ao desenvolvimento equilibrado, íntegro e integral da criança.
Título em inglês
Kindergarten to High school: from playing to school knowledge - an expressive passage through multiple languages
Palavras-chave em inglês
Art-education
Continuum
High school
Interation
Kindergarten
Literature
Multiple languages
Passage
Playing
Political pedagógical project
Scholar knowledges
Teaching-leaming process
Resumo em inglês
This work aims to analyse the ruptures that exist in the teaching-learning process in the passage from Kindergarten to High school, that influence children development. It is a qualitative research based in a continuai study in a period of two consecutive years (2001-2002) of a 5 and 6 years old children, in the research beginning and 7 years old, in the end. According to this phenomenon investigation, searches to raise hypothesis and possibie alternatives able to facilitate the children learning and their biopsychosocial formation, based in Piaget, Vygotsky and Wallon theories, and more specific emphasis in wallonian theory (personalist and categorial stages associated to the analysed leveis). It is presented the importance and necessity of the playing, the art, the multiple languages (literature, dance, music, theatre, drawing, and others, in continuum, in the school environment), in interation with the contents of scholar knowledges established and officially obliged respecting the child maturacional advance and the pertinents interests in each phases of her development., without excluding the contact with expression in its formation in the passage between the two school leveis previously mentioned. Literature is indicated as a motivater element and axis in the articulation with different languages, because represents the possibie of full criticai reflexion about being and exist in the world. The school role and all the others involved direct and indirectily in the scholar environment are questionated students, teachers, educational specialists, parents in the valuation of art-education as an necessary contact joined with the scholar knowledges, by the means of a consistent Political pedagogical project, coherent and aimed to a balanced, upright and integral child development.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Tese_SELMA_LARA.pdf (8.45 Mbytes)
Data de Publicação
2021-06-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.