• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2013.tde-04062013-133059
Documento
Autor
Nome completo
Viviane Potenza Guimarães Pinheiro Fonseca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Valeria Amorim Arantes de (Presidente)
Koller, Silvia Helena
Marimón, Montserrat Moreno
Vasconcelos, Mario Sergio
Vilarrasa, Genoveva Sastre
Título em português
Integração e regulação de valores e sentimentos nos projetos de vida de jovens: um estudo na perspectiva dos modelos organizadores do pensamento
Palavras-chave em português
Juventude
Moralidade
Projetos de vida
Teoria dos modelos organizadores do pensamento
Resumo em português
O presente trabalho, inserido no campo da psicologia moral, buscou entender a funcionalidade da organização do pensamento de jovens diante de suas projeções sobre o futuro. O objetivo central da presente investigação foi compreender como se dão os processos de integração e regulação de valores e sentimentos que subjazem a elaboração de projetos de vida na juventude. Para tanto, esteve fundamentado em três eixos teóricos: conceitos de integração e regulação morais, embasados na perspectiva da psicologia que alia a moralidade ao self; projeto de vida na juventude; Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Para o desenvolvimento da pesquisa, elaboramos dois instrumentos: o primeiro, com questões referentes ao projeto de vida dos jovens; o segundo, um conflito moral que envolvia tal temática vivenciada por um personagem fictício. Responderam a esses questionários, de forma aberta, escrita e individual, 200 jovens estudantes de escolas públicas pertencentes a cada uma das regiões brasileiras. A análise dos dados advindos dos dois instrumentos pautouse nos referencias teóricos da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. A partir da leitura das respostas de cada participante, verificamos os elementos abstraídos e retidos como significativos, seus significados e as relações e/ou implicações entre eles, chegando à extração dos modelos organizadores diante de cada instrumento. Com base nessas análises, foi possível verificar que os contextos e o tipo de solicitação de organização do pensamento circunscrevem conteúdos importantes para os processos de integração e regulação de valores e sentimentos. Percebeu-se que, embora esses processos estejam fortemente influenciados por tais conteúdos, ocorrem de forma intimamente associada à forma como cada sujeito tece relações a seu respeito, a partir dos complexos de valores, sentimentos e significados mobilizados. Constatou-se, assim, que, diante de cada situação apresentada, existe um continuum entre os processos de integração e regulação de valores e sentimentos, constituídos pelas características constantes na identidade moral de cada sujeito e pela flexibilidade imposta pela sua representação dos conteúdos do meio. Dessa forma, evidenciou-se que os projetos de vida são passíveis de transformação, ao mesmo tempo em que são constituídos e constituem aspectos importantes do sistema moral dos jovens. Ao final, considerando-se tais descobertas, tecemos algumas implicações educacionais da presente investigação.
Título em inglês
Integration and regulation of values and feelings on life projects for young people: a study from the perspective of the organizing models of thought
Palavras-chave em inglês
Life projects
Morality
Theory of organizing models of thought
Youth
Resumo em inglês
This work, in the field of moral psychology, sought to understand the functionality of the youth organization of thought belong to their projections on the future. The central objective of this research was to understand how the processes of integration and regulation of feelings and values occur, underling the development of projects of life in youth. This way, three themes support our research: concepts of integration and moral regulation, based on psychological perspective that combines morality to self; life project in youth; Theory of Organizing Models of Thought. To the development of this research, there are two instruments: issues relating to young peoples design of life and a moral conflict involving a life project experienced by a fictional character. 200 students, from public schools belonging to each Brazilian regions, answered to these questionnaires, by open questions, and individual writing. The data analysis obtained from the two instruments was based on the referrals of Theory of Organizing Models of Thought. In the answers of each participant we could notice the abstracted elements, its meanings and the relation/ implication among them, leading to the extraction of organizing models from each instrument. With these analyzes, we found that contexts and the type of request point to important content about values and feelings integration and regulation processes. One can conclude that although these processes are heavily influenced by such content, they occur intimately associated with how each one establishes relationships between itself, from the mobilized complex of values, feelings and meanings. We found that facing different situations, there is a continuum between the processes of values and feelings integration and regulation, consisting of characteristics from moral identity and the flexibility required by context contents representation. Thus, it became clear that life projects are subject to change at the same time that are shown as important aspects of young peoples moral system. At the end, considering these findings, we weave some education implications of this research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-06-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.