• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.48.2013.tde-03122013-130727
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre Vasconcelos Mazzoni
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Neira, Marcos Garcia (Presidente)
Alviano Junior, Wilson
Nunes, Mário Luiz Ferrari
Título en portugués
"Eu vim do mesmo lugar que eles": relações entre experiências pessoais e uma educação física multiculturalmente orientada
Palabras clave en portugués
Cultura
Diversidade cultural
Educação física
Identidade
Multiculturalismo
Resumen en portugués
Na atualidade, a sociedade, a escola e seus sujeitos estão diante das diversas e complexas questões impostas pela crise dos grandes modelos sociais fornecedores de sentido, sejam eles científicos, políticos, religiosos ou educacionais. Some-se a isso, o impacto da globalização que colaborou para estremecer e aumentar a diversidade cultural, causando o surgimento de novas identidades marcadas pela fragmentação. O presente estudo se fundamenta nas análises dos diversos aspectos da globalização e sua influência no meio escolar, das teorias pós-críticas que fornecem elementos para análise desse momento e do entendimento da importância da centralidade da cultura nos tempos pós-modernos, bem como o processo de constituição identitária. Em tal cenário, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de conhecer quais elementos possam ter contribuído para a constituição de uma docência da Educação Física atenta à diversidade cultural. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa pedagógica qualitativa, devido ao seu compromisso com a ampliação, construção e interpretação das lógicas que influenciam as ações educacionais e a identidade docente. O material resultante da realização de entrevistas semiestruturadas foi confrontado com os campos teóricos dos Estudos Culturais e do multiculturalismo crítico. Partindo da análise das concepções de professores da rede pública, que colocam em ação o currículo multicultural da Educação Física, inferiram-se as possíveis relações entre a experiência pessoal, o olhar para a contemporaneidade e a atuação pedagógica. A partir das análises, podemos inferir que os elementos que contribuíram para a constituição de uma docência da Educação Física, atenta à diversidade cultural, podem ter sido gerados por uma trajetória de vida marcada pelo enfrentamento de situações socialmente adversas e pela adesão às práticas corporais produzidas pelos grupos minoritários. Talvez tenha sido esse o mote que os levou a aderir a uma proposta de ensino questionadora das formas de poder que exaltam o patrimônio cultural corporal hegemônico e discriminam o repertório dos grupos minoritários.
Título en inglés
"I come from the same place as they did": the relationship between bodily experiences and a Physical Education multiculturally oriented
Palabras clave en inglés
Cultural diversity
Culture
Identity
Multiculturalism
Physical education
Resumen en inglés
Currently, the society, the school and their subjects are facing several complex issues imposed by the crisis occurring within the big social models which are the suppliers of meanings, being either scientifical, political, religious or educational. On top of it there is the impact of the globalization that contributed to shake and enhance the cultural diversity causing the emergence of new identities marked by fragmentation. The present study is based on the analysis of the various aspects of globalization and its influence on the school environment, on the post-critical theories which provide the elements for the analysis of such a situation and on the analysis of the understanding of how important centrality is in the post-modern era, as well as in the process of building identities. In such a scenario a research was performed aiming to konw which are the elements that must have contributed to build a Physical Education teaching practice that is concerned with the cultural diversity.As to the metodology, the pedagogical qualitative research was chosen due to its compromise with the enhancement, construction and interpretation of the logic that influence the educational practices and the identity of the teacher. The material obtained from the semi-structred interviews was compared to the theories of the Cultural Studies and of the Critical Multiculturalism. From the analysis of the conceptions of the teachers of the Public Schools, who put into action the multicultural syllabus of the Physical Education teaching, were derived the possible relationships among the personal experience, the regard to the contemporaneity and the pedagogical practice. From the many analysis we could derive which are the elements that contributed to creating a teaching practice in Physical Education, which are concerned with the cultural diversity, and may have been generated by a life trajectory marked by socially difficult situations and by adhering to bodily practices created by minority groups. Perhaps that was the reason why they adhered to a teaching proposal that challenges the power that praises the hegemonic cultural and bodily heritage and discrimates against the repertoire of the minority groups.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-12-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.