• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Nedir Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Trivelato, Silvia Luzia Frateschi (Presidente)
Motokane, Marcelo Tadeu
Zômpero, Andréia de Freitas
Título em português
O mapeamento dos domínios conceitual, epistêmico e social e das perguntas do professor no ensino de ciências por investigação
Palavras-chave em português
Aspectos do ensino de ciências por investigação
Domínio conceitual
Domínio epistêmico
Domínio social
Ensino de ciências
Ensino de ciências por investigação
Perguntas do professor
Resumo em português
O ensino por investigação tem sido estudado por diferentes pesquisadores, e os estudos produzidos apontam que essa abordagem de ensino proporciona ao educando a aprendizagem de conceitos e procedimentos científicos, bem como o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e a compreensão da natureza da ciência. Quando analisamos a concepção de diferentes autores sobre o ensino por investigação, notamos que poderíamos traçar um ponto de convergência entre alguns aspectos que caracterizam essa abordagem. No entanto, notamos uma dificuldade para estabelecer um consenso entre os demais aspectos sinalizados. Observamos, portanto, que há uma multiplicidade de aspectos que compõem a concepção de diferentes pesquisadores e de documentos acerca do ensino por investigação. Dessa maneira, neste trabalho, realizamos um levantamento bibliográfico para identificar os aspectos que compõem as concepções de diferentes autores sobre o ensino por investigação. Observamos que, nesses estudos, também havia uma multiplicidade de concepções acerca do ensino por investigação. Na tentativa de organizar nossas identificações, notamos que os aspectos que compunham o entendimento dos diferentes autores poderiam ser agrupados em torno dos domínios conceitual, epistêmico e social apresentados por Duschl (2003). Dessa maneira, agrupamos os aspectos em torno desses três domínios. Além disso, verificamos a distribuição desses domínios durante uma sequência didática investigativa. Durante nossos estudos, observamos que as perguntas feitas pelo professor poderiam propiciar o envolvimento do educando em aspectos relacionados aos domínios conceitual, epistêmico e social. Dessa maneira, também nos ocupamos em identificar as perguntas feitas pelo professor e a sua relação com a distribuição dos três domínios durante uma sequência didática investigativa. Nessa perspectiva, nosso trabalho teve por objetivo fornecer uma descrição por meio de um levantamento bibliográfico dos aspectos que compõem as concepções adotadas por diferentes estudos sobre ensino por investigação, agrupando-os em torno dos domínios conceitual, epistêmico e social. Além disso, buscamos fornecer uma descrição da distribuição desses domínios durante uma sequência didática investigativa, bem como da sua relação com as perguntas feitas pelo professor. A partir de nossos estudos, sinalizamos que o ensino por investigação favorece o envolvimento do educando com aspectos conceituais, epistêmicos e sociais, que podem ser potencializados por meio das perguntas feitas pelo professor. Dessa maneira, esperamos contribuir com a melhoria da caracterização do ensino de ciências por investigação.
Título em inglês
The mapping of the conceptual, epistemic and social domains and of the questions asked by the teacher in the teaching science by inquiry
Palavras-chave em inglês
Aspects of science teaching by inquiry
Conceptual
Epistemic and social domains
Questions made by teacher
Science teaching
Teaching science by inquiry
Resumo em inglês
Several researchers have studied teaching science by inquiry and studies produced indicate this teaching approach provides the learner a learning of scientific concepts and procedures, as well as the development of several cognitive skills and the understanding of the nature of science. When we analyze the design of different authors on teaching science by inquiry, we noticed that we could draw a point of convergence between some aspects pointed out which characterize this approach. However, we noticed a difficulty to establish a consensus among other aspects, which are signaled. We observe there are a multitude of facets, which make up the design of different researchers and documents about education by investigation. Therefore, in this research we conducted a bibliographic survey to identify aspects that make up the conceptions of different authors on teaching by inquiry. We observed that in those studies had a multiplicity of conceptions about learning by inquiry. In order to organize our investigative didactic sequence, we noticed that the aspects that made up the understanding of the different authors could be arranged around the conceptual, epistemic and social domains presented by Duschl (2003). In this way, we have compiled the issues around these three areas. In addition, we made the distribution of these domains during an investigative didactic sequence. During our studies, we observed that the questions asked by the teacher could provide learner involvement in aspects related to conceptual, epistemic and social domains. In this way, we also concentrated our attention on identifying the questions asked by the teacher and their relationship with the distribution of the three domains during an investigative didactic sequence. From this perspective, our study aimed to provide a description based on a bibliographic survey of the aspects that made up the conceptions adopted by different studies on teaching by inquiry arranging them around the conceptual, epistemic and social areas. In addition, we aimed to provide a description of the distribution of these domains during an investigative didactic sequence, as well as its relationship with the questions asked by the teacher. From our studies, we proved that teaching by inquiry favors the involvement of students with conceptual, epistemic and social domains, and can be enhanced through questions asked by the teacher. In this way, we hope to contribute to the improvement of characterization of the teaching science by inquiry.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
NEDIR_SOARES_rev.pdf (2.76 Mbytes)
Data de Publicação
2019-10-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.