• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-03102019-120541
Document
Auteur
Nom complet
Wellington Pereira das Virgens
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Moretti, Vanessa Dias (Président)
Brolezzi, Antonio Carlos
Cedro, Wellington Lima
Moura, Manoel Oriosvaldo de
Souza, Flavia Dias de
Titre en portugais
Problemas desencadeadores de aprendizagem na organização do ensino: sentidos em movimento na formação de professores de matemática
Mots-clés en portugais
Atividade orientadora de ensino
Formação inicial de professores de matemática
Problemas desencadeadores de aprendizagem
Resolução de problemas
Sentido pessoal
Teoria histórico-cultural
Resumé en portugais
Esta pesquisa investigou o movimento dos sentidos pessoais sobre o papel do Problema na aprendizagem da organização do ensino, durante a formação inicial de professores de matemática. Adotando referenciais teóricos da perspectiva histórico-cultural e da teoria da atividade, propostas por Vygotsky e Leontiev, respectivamente, buscamos acompanhar o movimento a partir dos sentidos pessoais iniciais de sete licenciandos, que tinham origem em suas experiências pessoais em eventos que eles classificavam como representativos de ações que obtiveram sucesso no ensino. Esses sentidos iniciais remetiam, de modo geral, a uma compreensão pragmática de que o Problema seria recurso de aplicação de definições, propriedades e algoritmos já ensinados e cujas soluções poderiam remeter a outras aplicações no cotidiano. Compreendendo que a licenciatura deve ser o momento em que os professores em formação inicial devem aprender a ensinar, realizamos um experimento formativo que, no contexto de uma metodologia materialista histórico-dialética, pressupunha a necessidade de planejar atividades de regência, mediadas por Problemas, para o estágio supervisionado da licenciatura. No decorrer do experimento formativo, foram promovidas ações que propunham Situações Desencadeadoras de Aprendizagem que não pretendiam apenas verificar a solução dos Problemas matemáticos em si, mas possibilitar a análise do processo de reconhecimento daquilo que seria essencial para aprender a ensinar os conceitos impregnados naquelas situações, remetendo dessa forma ao Problema Desencadeador de Aprendizagem e seu papel na aprendizagem da organização do ensino. Os resultados da pesquisa indicam que a atividade de formação para a docência é aquela que visa a tomada de consciência do sujeito sobre sua condição de sujeito na atividade pedagógica, já que o movimento dos sentidos dos licenciandos contribuíram para que eles se reconhecessem, mais do que como estudantes de matemática, principalmente, como professores de matemática em formação.
Titre en anglais
Problems that trigger learning in the organization of teaching activity: movement of the senses in the initial formation of mathematics teachers
Mots-clés en anglais
Historical-cultural theory
Learning triggers problems
Personal sense
Problems solving
Teaching activity
Undergraduate math teacher training
Resumé en anglais
This research investigated the movement of the personal senses about the aim of use Problems in the learning organization of the teaching during the undergraduate math teacher training. Adopting theoretical references from the historical-cultural perspective and the theory of activity, proposed by Vygotsky and Leontiev, respectively, we sought to follow the movement from the initial personal senses of seven students of the undergraduate, which originated in their personal experiences in events that they classified as representative of actions that had "success" in teaching. These initial sense generally referred to a pragmatic understanding that the Problem would be a resource of application of definitions, properties and algorithms already taught and whose solutions could refer to other applications in daily life. Understanding the undergraduate should be the moment when the teachers in initial formation should learn how to teach, we conducted a formative experiment that, in the context of a materialist historical-dialectical methodology, presupposed the need to plan activities of regency for the supervised stage of the course, highlighting the use of Problems. During of the formative experiment, actions were promoted that permeated the proposition of Learning Trigger Situations of mathematical concepts that were not only intended to verify the solution of the Mathematical Problems themselves, but to enable the analysis of the process of recognition of what would be essential for the teaching of their concepts impregnated in those situations, thus referring to the Learning Trigger Problem and its use in learning the organization of teaching. The results of the research indicate that the activity of training for teaching is one that aims at the awareness of the subject about his condition of subject in the pedagogical activity, since the movement of the senses of the licenciandos contributed to that they recognized, more than as math students, mainly as math teachers in formation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-10-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.