• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-03032020-164937
Documento
Autor
Nombre completo
Francisco Luiz Gomes de Carvalho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Carvalho, Marta Maria Chagas de (Presidente)
Biccas, Maurilane de Souza
Martins, Andréia
Menslin, Douglas Jeferson
Silva, Ivanilson Bezerra da
Título en portugués
Educação adventista no Brasil: training school e a formação de obreiros
Palabras clave en portugués
Educação adventista
Ellen G White
Formação de obreiros
Training school
Resumen en portugués
Este estudo trata-se de uma pesquisa histórica acerca da educação adventista e seu projeto de formação de obreiros por meio de Training School. A fim de contextualizar o início desse empreendimento no âmbito adventista, a pesquisa apresenta como se deu o surgimento da educação adventista e a sua relação com a formação do campo religioso denominacional. Para tanto, foi importante considerar as estratégias de circulação que a Igreja Adventista do Sétimo Dia promoveu a partir do Movimento Milerita, bem como a escrita hagiográfica de Ellen G. White e a conformação do seu lugar no contexto denominacional. Ao descrever as estratégias institucionais de formação de obreiros o estudo indica como o projeto de Training School no Brasil tem o Battle Creek College como referência modelar. No entanto, tal projeto se constituiu como uma apropriação denominacional cuja referência é o Oberlin College. Concernentes a essas estratégias de formação a pesquisa apresenta a gradual mudança das atividades agrícolas/manuais em direção à industrialização, além do que ressalta a configuração do discurso pedagógico institucional e a sua aproximação aos ideais cívico-patrióticos que vigoraram no Brasil, o que por sua vez contribuiu para perceber uma certa relatividade da pedagogia adventista. O pioneirismo de John Lipke se deu em estreita relação com as iniciativas de fundação de Training School no Brasil, de modo que nacionalidades e transversalidades são balizas importantes para compreendermos a definitiva mudança do Rio Grande do Sul para São Paulo. Ao considerar o programa de formação de obreiros e a cultura escolar que marcou as iniciativas de Training School, a pesquisa apresenta três modelos que podem ser referidos, são eles: paroquialista, tipográfico e seminarialista. A pesquisa teve fontes primárias e secundárias advindas da imprensa periódica (denominacional, institucional e pedagógica), Prospectos, Anuários e amparou-se em fundamentação teórica da História Cultural.
Título en inglés
Adventist education in Brazil: training school and the training of workers
Palabras clave en inglés
Adventist education
Ellen G. White
Training of workers
Training school
Resumen en inglés
This study is a historical research on Adventist education and its project to train workers through Training School. In order to contextualize the beginning of this enterprise in the Adventist context, the research presents how the emergence of Adventist education and its relationship with the formation of denominational religious field occurred. In order to do so, it was important to consider the movement strategies that the Seventh-day Adventist Church promoted from the Milerite Movement, as well as the hagiographic writing of Ellen G. White and the conformation of her place in the denominational context. In describing the institutional strategies for training workers, the study indicates how the Training School project in Brazil has Battle Creek College as a model reference. However, such a project was constituted as a denominational appropriation whose reference is Oberlin College. Concerning these training strategies, research presents the gradual shift of agricultural / manual activities towards industrialization, in addition to what stands out the configuration of the institutional pedagogical discourse and its approximation to the civic-patriotic ideals that prevailed in Brazil, which for its to a certain relativity of Adventist pedagogy. The pioneerism of John Lipke was closely related to the founding initiatives of Training School in Brazil, so that nationalities and transversalities are important goals to understand the definitive change from Rio Grande do Sul to São Paulo. When considering the training program of workers and the school culture that marked the initiatives of Training School, the research presents three models that can be referred to, they are: parochialist, typographic and seminarylistic. The research had as primary and secondary sources from the periodical press (denominational, institutional and pedagogical), Prospects, Yearbooks and supported in theoretical foundation of Cultural History.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-11-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.