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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2013.tde-03022014-161506
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Cristina Lopes de Abreu
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Biccas, Maurilane de Souza (Presidente)
Furtado, Alessandra Cristina
Oliveira, Bernadete Aparecida Caprioglio de Castro
Salvadori, Maria Angela Borges
Souza, Rosa Fátima de
Título em português
As estratégias de escolarização primária na cidade de Rio Claro - São Paulo (1889-1920)
Palavras-chave em português
Escola isolada
Escola particular
Escolarização primária
Estratégias de escolarização
Grupo escolar
Resumo em português
O presente trabalho As Estratégias de Escolarização Primária na cidade de Rio Claro São Paulo (1889-1920), busca mapear as organizações escolares na primeira república, procurando analisa-las nas suas múltiplas estratégias de escolarização primária. A partir da lei da obrigatoriedade do ensino (1874), procuramos entender como as cidades do interior paulista se organizaram para atender a esta imposição legal. O recorte temporal (1889 1920) foi escolhido por tratar-se de uma fase de efervescência na república, principalmente na difusão da escola primária, em 1920, a Reforma Sampaio Dória é indicada como marco delimitador para observar como estas estratégias foram sendo forjadas, por se constituir em um projeto que vai redefinir a estrutura educacional paulista do período, diminuindo o tempo de escolarização oficial ampliando o número de alunos atendidos. Ao utilizarmos o recurso da micro-história e observar com uma lente de aumento as particularidades dessa cidade interiorana, foi possível identificar a criação dos grupos escolares, a expansão das escolas isoladas, as iniciativas particulares implementadas e os sujeitos que circularam nesses espaços. Desta forma, ficou evidente que a escolarização primária nas cidades do interior não estava centrada nos grupos escolares. Os municípios tiveram um papel importante no processo de escolarização e a as escolas isoladas, sejam estas municipais ou estaduais, assim como a iniciativa particular foram fundamentais para atender a população que estava nos locais mais distantes do centro urbano. Reconhecer o papel das organizações civis imigrantes, negros, operários etc e suas reivindicações educacionais, possibilitou discutir a escolarização em sentido mais amplo. Assim, foi possível encontrar uma multiplicidade de estratégias de escolarização primária em Rio Claro, abrindo novas perspectivas de estudos.
Título em inglês
Strategies from primary schooling In the city of Rio Claro - São Paulo (1889-1920)
Palavras-chave em inglês
Isolated school
Primary school
Primary schooling
Private school
Strategies of the schooling
Resumo em inglês
This paper "Strategies for Primary Schooling in the city of Rio Claro - São Paulo (1889-1920)", seeks to map the school organizations in the first republic, looking analyzes them in its multiple strategies for primary schooling. After of the law of compulsory education (1874), we seek to understand how the cities inside state of São Paulo organized to meet this statutory requirement. The time frame (1889 - 1920) was chosen because it is a phase of effervescence in the republic, mainly in the difusion of primary school in 1920, the reform of Sampaio Dória is indicated as the delimiter sign for observe how these strategies were being forged, for to be a project that will redefine the educational of São Paulo structure in the period, shortening the time of schooling and increasing the number of students served. By using the feature of the micro-history and observing with a magnifying glass the particularities of this town of inside, was possible to identify creation the school groups, the expansion of individual schools, private initiatives implemented and the subjects that circulated in these spaces. Thus, it became evident that the primary education in the inner cities was not centered in the group schooler. Municipalities had an important role in the schooling process and individual schools, of the state, local or the private initiatives, were essential to meet the people that were most distant from the urban center. Recognize the role of civil organizations - immigrants, blacks, workers etc. - and their educational demands, allowed discuss the schooling with the broadest sense. Thus, it was possible to find a multitude of strategies primary enrollment in Rio Claro, opening new studies perspectives.
 
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Data de Publicação
2014-02-05
 
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