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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-02122020-151051
Documento
Autor
Nome completo
Antonia Zulmira da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Silva, Maria de Lourdes Ramos da (Presidente)
Brolezzi, Antonio Carlos
Machado, Nilson Jose
Manrique, Ana Lúcia
Passos, Laurizete Ferragut
Título em português
Processos identitários dos professores de matemática: uma reflexão sobre a competência profissional
Palavras-chave em português
Competência profissional
Docência
Identidade profissional
Mobilizar recursos
Professores de matemática
Resumo em português
A presente pesquisa teve por objetivo estudar o processo de constituição da identidade profissional dos docentes de Matemática e suas concepções a respeito da competência profissional. Como referencial teórico, utilizamos para a temática da identidade profissional as contribuições de Ciampa (1984, 2007), Dubar (2005, 2009), Hall (2011), Melucci (2004), Nóvoa (1995, 1997, 2017) e Silva (2007, 2009). Já para a temática da competência profissional, utilizamos os estudos de Perrenoud (2000, 2002), Le Boterf (2003), Esteves (2009), Machado (2002, 2009, 2016) e Rios (2005, 2011), entre outros. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso com base na abordagem qualitativa. Para chegar ao objetivo proposto, a investigação de campo contou inicialmente com a aplicação de um questionário para selecionar os sujeitos, e posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cada um dos sujeitos por meio de questões em aberto, iniciadas somente após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os sujeitos são professores de Matemática que atuam na Educação Básica. A interpretação das entrevistas/documentos seguiu os ensinamentos da análise de conteúdo. Foram constituídas três categorias de análise, com base nas narrativas dos sujeitos: i) trajetória profissional e significados atribuídos à docência; ii) competência profissional e suas características do saber fazer a ação docente; iii) interações no contexto profissional e experiências docentes. Os resultados obtidos são promissores, pois indicam a importância de conhecer, compreender e refletir sobre as características que entrelaçam as temáticas da identidade profissional e da competência profissional, para que possam ser delineadas políticas públicas, tanto para a formação inicial como para a formação continuada desses profissionais. Além disso, os resultados evidenciam que a trajetória de vida diz muito dos desejos que cada sujeito possui em sua profissão, e esses, por sua vez, refletem na identidade profissional e na competência profissional, tendo em vista que ser e se posicionar na docência tem relação com a vivência de cada sujeito na profissão docente. Também oportunizaram entender que a constituição da identidade profissional passa pela concepção da competência profissional desse grupo de professores como um processo dinâmico e contínuo, que envolve as dimensões cognitivas e emocionais que se constituem ao longo da carreira, nos diversos contextos sociais e institucionais que atravessam o exercício da docência.
Título em inglês
Processes of identity of mathematics teachers: a reflection on professional competence
Palavras-chave em inglês
Mathematics teachers
Mobilizing resources
Professional competence
Professional identity
Teaching practice
Resumo em inglês
The present research aims to study the process of constitution of professional identity of Mathematics teachers and their conceptions of professional competence. As a theoretical frame of reference, we used the contributions of Ciampa (1984, 2007), Dubar (2005, 2009), Hall (2011), Melucci (2004), Nóvoa (1995, 1997, 2017) and Silva (2007, 2009) for the theme of professional identity. For the theme of professional competence, we used the studies of Perrenoud (2000, 2002), Le Boterf (2003), Esteves (2009), Machado (2002, 2009, 2016) and Rios (2005, 2011), among others. The investigation was characterized by a case study with a qualitative approach. In order to reach the proposed goal, for field investigation we applied a questionnaire to select the subjects and later we conducted semi structured interviews with each one by asking open questions previously approved by Research Ethics Committee. The subjects are Elementary School Mathematics teachers. The interpretation of interviews and documents followed the content analysis guidance. We built three categories of analysis based on the subjects statements: i) professional career and meanings attributed to teaching; ii) professional competence and the characteristics of teaching know-how; iii) interactions in the professional context and teaching experiences. The results are promising, since they show how important it is to know, understand and reflect on the characteristics that interlace the themes of professional identity and professional competence in order that public policies may be outlined for initial and continued teaching education of those professionals. Besides, results show that life stories reveal the desires of each subject for their career, which reflect on their professional identity and professional competence, since teaching attitude is related to each subjects experiences in their profession. They also helped understand that the constitution of professional identity crosses the conception of professional competence of that group of teachers as a dynamic and continuous process involving cognitive and emotional dimensions developed along their career in the various social and institutional contexts of teaching practice.
 
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Data de Publicação
2020-12-18
 
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