• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-02122020-145216
Documento
Autor
Nome completo
Leila Jane de Souza Santos Fortes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Valeria Amorim Arantes de (Presidente)
Colello, Silvia de Mattos Gasparian
Grandino, Patricia Junqueira
Pátaro, Ricardo Fernandes
Souza, Leonardo Lemos de
Título em português
Projetos de vida de jovens do ensino médio e o trabalho social em caráter voluntário: um estudo exploratório.
Palavras-chave em português
Educação em valores
Juventude
Projeto de vital
Virtudes
Resumo em português
Este trabalho parte do princípio de que propostas e práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de virtudes - atitudes firmes, guiadas por valores construídos ao longo da vida, conduzem os educandos a um sentido maior de identificação social e de cidadania. A pesquisa é de cunho qualitativo, e foi realizada com base em relatos de 09 jovens do Ensino Médio de uma Escola Pública de Ensino no estado de São Paulo, na qual a pesquisadora atua como professora de Filosofia. Os mesmos participaram, no período letivo de dois anos, de um Projeto de Trabalho Social nas instituições: APAE; Delegacia; Creche Municipal; e Lar dos Velhinhos. Os relatos, transcritos na íntegra, resultaram da aplicação de um Protocolo de duas partes - aplicado antes, e após a experiência - contendo questões abertas a respeito dos temas: Presente; Futuro; Valores Morais; e Projeto de Vida. Os dados constituem, ainda, relatórios e diários de campo produzidos pelos jovens; relatos dos responsáveis das instituições; e relatos das famílias dos jovens. A revisão bibliográfica, realizada em plataformas acadêmicas e bibliotecas abrange os temas: Educação em Valores; Juventude; Projeto de Vida; Virtudes; e Valores Morais. Objetivou-se verificar se a inserção dos jovens no trabalho social enseja a construção e/ou afirmação de valores morais, fortalecendo suas virtudes, ampliando suas Perspectivas. Os resultados obtidos indicam que a participação destes jovens no Projeto ampliou seu repertório de valores e sentimentos voltados, principalmente, à generosidade.
Título em inglês
Life projects of high school youth and voluntary social work: an exploratory study
Palavras-chave em inglês
Education in values
Virtues
Vital project
Youth
Resumo em inglês
This work is based on the principle that pedagogical proposals and practices aimed at the development of virtues - firm attitudes, guided by values built throughout life, lead students to a greater sense of social identification and citizenship. The research is of a qualitative nature, and was carried out based on the reports of 09 young people from high school at a public teaching school in the state of São Paulo, in which the researcher works as a professor of philosophy. They participated, in the two-year term, in a Social Work Project in the institutions: APAE; Police station; Municipal Nursery; and Lar dos Velhinhos. The reports, transcribed in full, resulted from the application of a two-part Protocol - applied before, and after the experience - containing open questions about the themes: Present; Future; Moral values; and Life Project. The data also constitute reports and field diaries produced by young people; reports by those responsible for the institutions; and reports from young people's families. The bibliographic review, carried out in academic platforms and libraries, covers the themes: Education in Values; Youth; Life Project; Virtues; and Moral Values. The objective was to verify if the insertion of young people in social work leads to the construction and / or affirmation of moral values, strengthening their virtues, expanding their perspectives. The results obtained indicate that the participation of these young people in the Project has broadened their repertoire of values and feelings aimed mainly at generosity.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-12-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.