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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2005.tde-02042007-104424
Document
Auteur
Nom complet
Ana Maria Pereira dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Bizzo, Nelio Marco Vincenzo (Président)
Kawasaki, Clarice Sumi
Santos, Roseli La Corte dos
Titre en portugais
Inovações no ensino de ciências e na educação em saúde: um estudo a partir do Projeto Finlay
Mots-clés en portugais
Ciências (estudo e ensino)
Dengue
Educação em saúde
Resumé en portugais
O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise de um projeto de ensino de ciências desenvolvido pelo Laboratório de Ensino de Ciências e Tecnologia (LECT) da Escola do Futuro da USP, denominado projeto Finlay, que tem como objetivo divulgar informações e engajar ativamente alunos de educação básica na problemática da dengue. Neste estudo realizou-se uma análise do projeto Finlay e da atuação de 15 escolas publicas e particulares junto a ele, durante os anos de 1999 a 2002. Para isso, foi necessário realizar uma análise documental do projeto, bem como entrevistas presenciais e virtuais com os professores, coordenadores e diretores das escolas participantes. Os resultados obtidos revelaram que os alunos participantes do projeto Finlay, durante o período de estudo, coletaram 705 larvas de insetos em 21 municípios e 109 bairros diferentes. Estes dados mostram que o ensino de ciências que se apresenta hoje nas escolas, centrado quase que exclusivamente no livro didático, pode sofrer melhorias quando se propõe atividades onde os alunos investigam os problemas reais que a comunidade enfrenta. Neste sentido, o estudo sugere inovações no ensino de ciências voltadas ao modelo de aprendizagem participativa, através de investigações científicas autênticas e no uso de novas tecnologias de informação e comunicação. No que se refere às inovações na educação em saúde, este estudo considera que os projetos devem, além de informar, engajar ativamente os cidadãos na problemática enfrentada e que quando os projetos são sediados nas escolas há maior possibilidade de êxito e expansão.
Titre en anglais
Innovation in science and health education: study from Finlay Project
Mots-clés en anglais
Dengue
Health education
Science (study and learning)
Resumé en anglais
This document is about a qualitative research done through the analysis of a science education project designed by the Laboratório de Ensino de Ciências e Tecnologia (LECT) da Escola do Futuro da USP , denominated Finlay Project. The goal is to spread and engage students of fundamental education in the dengue fever problem. This document is an analysis of the Finlay Project and the performance of 15 public and private schools involved in the project between years 1999 and 2002. For such purpose, it was necessary to perform a documentary analysis of the project, as well as physical and virtual interviews with teachers, coordinators and directors of the acting schools. The results achieved, show that the students participating in the project during the study period collected 705 insects' larvae in 21 cities and 109 different neighborhoods. This data gives evidence that contemporary science education, focused almost exclusively on schoolbooks can be improved with the use of activities where students investigate community real world problems. Therefore, this document suggests innovation in science education based on participative learning, through authentic scientific investigation and the use of new information and communication technologies. Concerning innovation in health education, this issue concludes that science projects, more than an information instrument, must engage citizens in the social problems and there are better chances of success and growth when the projects are school based.
 
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Date de Publication
2007-04-25
 
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