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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-01122021-165349
Document
Auteur
Nom complet
Rejinaldo José Chiaradia
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Voltolini, Rinaldo (Président)
Batista, Douglas Emiliano
Bernardino, Leda Mariza Fischer
Passone, Eric Ferdinando Kanai
Revah, Daniel
Titre en portugais
A educação sob a lógica do discurso capitalista e seus efeitos na produção da subjetividade neoliberal
Mots-clés en portugais
Discurso
Discurso capitalista
Educação
Neoliberalismo
Psicanálise
Sistema de ensino
Subjetividade
Resumé en portugais
O propósito desse trabalho é consolidar uma pesquisa a partir de uma experiência profissional que consistiu em implementar um sistema de ensino privado em escolas públicas do ensino fundamental. A problematização será tecida utilizando o conceito psicanalítico de discurso capitalista. Para tal, apresentaremos o teor da experiência profissional procurando destacar os elementos tanto de ordem prática (a experiência propriamente dita) quanto de ordem lógica (discurso). A partir disso, poderemos operar o aparelho conceitual do discurso tal como proposto por Lacan, para fazer falar esse paradoxal laço do discurso capitalista que, entendemos, operou na referida experiência. Ao fazer falar esse aparelho na sua articulação com a referida experiência, sustentaremos que sua lógica no contexto escolar dilacera a possiblidade de uma experiência comum, necessária para que o laço educativo produza seus efeitos civilizatórios, bem como afeta a capacidade de filiação desse laço, o que resulta numa subjetividade desprovida de marcas. Proporemos também uma analogia entre o discurso capitalista e o neoliberalismo (que aqui não é meramente um modelo econômico, mas um sistema de produção de subjetividades), sustentando a face totalitária entrevista na forma como se desenrolava a interface da empresa em questão com as escolas. Assim, o sistema de ensino tal como se configura nessa pesquisa contribui pela insidiosa entrada da lógica de mercado no contexto da educação fundamental e pública, sendo que seus insumos (do sistema de ensino) assumem o estatuto de um objeto técnico-cientificista, que por um lado autonomiza o ato educativo e, por outro, emudece seu portador. Por fim, propomos fazer da presente pesquisa uma formalização que permite afirmar, com a segurança que o trabalho científico nos reserva, que a educação pública, republicana e democrática é inviabilizada quando impera em seu contexto a lógica do discurso capitalista.
Titre en anglais
Education under the logic of the capitalist discourse and its effects on the production of neoliberal subjectivity
Mots-clés en anglais
Capitalist discourse
Education
Education system
Neoliberalism
Psychoanalysis
Speech
Subjectivity
Resumé en anglais
The purpose of this work is to consolidate research based on a professional experience that consisted of implementing a private education system in public elementary schools. The problematization will be woven using the psychoanalytic concept of capitalist discourse. To this end, we will present the tenor of professional experience, seeking to highlight the elements of both a practical nature (the experience itself) and a logical nature (speech). From this, we will be able to operate the conceptual apparatus of the discourse as proposed by Lacan, to make speak of this paradoxical bond of the capitalist discourse that we understand, operated in the referred experience. By making this device speak in its articulation with the aforementioned experience, we will argue that its logic in the school context tears apart the possibility of a common experience, necessary for the educational bond to produce its civilizing effects, as well as affecting the bonding capacity of this bond, the which results in subjectivity devoid of marks. We will also propose an analogy between capitalist discourse and neoliberalism (which here is not merely an economic model, but a system of production of subjectivities), supporting the totalitarian face of the interview in the way the interface of the company in question with the schools unfolded. Thus, the education system, as configured in this research, contributes for the insidious entry of the market logic in the context of fundamental and public education, and its inputs (of the education system) assume the status of a technical-scientific object, which on the one hand, it makes the educational act autonomous and, on the other, it silences its bearer. Finally, we propose to make this research a formalization that makes it possible to affirm with certainty that scientific work reserves us, that public, republican and democratic education is rendered unfeasible when the logic of capitalist discourse prevails in its context.
 
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Date de Publication
2021-12-02
 
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