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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-01122021-164407
Document
Auteur
Nom complet
Sarah Vervloet Soares
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Rezende, Neide Luzia de (Président)
Dalla-bona, Elisa Maria
Ramos, Wellington Furtado
Riolfi, Claudia Rosa
Soares, Mei Hua
 
Titre en portugais
Perspectivas didáticas da escrita literária para o Ensino Médio
Mots-clés en portugais
Ensino médio
Escrita literária
Estudantes escritores
Práticas de escrita literária na escola
Resumé en portugais
Esta pesquisa está centrada nas práticas de escrita literária na escola, mais precisamente no Ensino Médio, e vincula-se ao Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FEUSP). Constam como objetivos: a) compreender qual escrita literária é possível no âmbito escolar; b) como se dão as práticas de escrita literária dos estudantes no Ensino Médio, no que diz respeito às suas reações, comportamentos e atitudes, suas limitações e relações com o texto literário pessoal e do outro; e c) refletir sobre os caminhos possíveis para que as práticas de escrita literária no Ensino Médio aconteçam. Nossos estudos apontam para teorias da didática da literatura (Rouxel, 2013; Langlade, 2013; Jouve, 2012, 2013; Rezende, 2009, 2013, 2018) e da didática da escrita (Calkins, 1986; Le Goff, 2003, 2005, 2018; Christine Barré-De Miniac, 1998, 2002, 2015; Tauveron, 2007, 2013, 2014; Reuter, 2002; Bucheton, 2014), além de utilizar referencial histórico-cultural (Vigotski, 1926, 1930, 1934), estudos sobre o texto literário (Barthes, 1973, 1977, 1984) e questões que perpassam o trabalho com o texto na sala de aula (Geraldi, 1991, 1997). Foram realizadas observações em duas turmas de primeiro ano de Ensino Médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro, o que confere à pesquisa a característica de uma etnografia educacional (André, 2005; Sarmento, 2011; Rockwell, Ezpeleta, 1983). Juntamente com a coleta realizada na pesquisa de campo, os estudos sobre a escrita, em geral, e a escrita literária, em particular, contribuíram para formular possibilidades de prática efetiva de escrita literária na escola, levando em conta a complexidade desse exercício. Constatamos que, embora os textos dos estudantes ficassem, quase sempre, no limiar do relato, o processo de suas escritas foi se ampliando à medida que a professora adotava novos métodos. Assim, repensar o tempo destinado às atividades e o valor atribuído aos textos, bem como o diálogo estabelecido com os grupos sobre suas percepções e emoções, foram fatores preponderantes para o desenvolvimento de uma prática voltada ao processo de escrita literária. O desenvolvimento da escrita dos estudantes está inscrito em sua história familiar, social e escolar. Por isso, quando eles escrevem, direcionam-se a si mesmos, aos seus pares, às suas famílias, aos seus professores. As formas expressivas dos jovens lançam a urgência da inserção, na escola, de assuntos caros à realidade sociocultural. Constituir a escrita literária como objeto de ensino e de aprendizagem nos permite formular dispositivos próprios dessa prática para que uma perspectiva didática da escrita literária também se consolide.
 
Titre en anglais
Didactic perspectives of literary writing for high school
Mots-clés en anglais
High school
Literary writing
Literary writing practices at school
Students writers
Resumé en anglais
This research is centered on literary practices at school, more precisely, in high school, and it is linked to the Research Group on Languages in Education (Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação/FEUSP). Its main objectives are to: a) understand which literary writing is possible inside the school environment; b) identify how the literary writing practices of high school students happen, regarding their reactions, behaviors, attitudes, limitations, and their relationship with their personal text and with other people personal texts; and, c) reflect about the possible paths so that literary writing practices happens in high school. Our studies point to theories of Literature Didactics (Rouxel, 2013; Langlade, 2013; Jouve, 2012, 2013; Rezende, 2009, 2013, 2018), and of Writing Didactics (Calkins, 1986; Le Goff, 2003, 2005, 2018; Christine Barré-De Miniac, 1998, 2002, 2015; Tauveron, 2007, 2013, 2014; Reuter, 2002; Bucheton, 2014), in addition to applying a historical-cultural reference (Vigotski, 1926, 1930, 1934), studies of literary text (Barthes, 1973, 1977, 1984), and issues that approach the work of the text in the classroom (Geraldi, 1991, 1997). Classroom observations were conducted in two firstyear high school classes at a state school in Rio de Janeiro, which gives this research the characteristic of an educational ethnography (André, 2005; Sarmento, 2011, Rockwell, Ezpeleta, 1983). Along with the sample collected during the field research, studies in writing, in general, and the literary writing, in particular, contributed to the creation of possibilities of effective practice of literary writing at school, taking into consideration the complexity of this exercise. We discovered that, even though the students texts were, mostly, on the threshold of the report, the process of writing expended as the teacher adopted new methods. Thus, the amount of time allocated to the activities, the value attributed to the texts, and the dialogue established with the groups about their perceptions and emotions were preponderant factors for the development of a practice aimed at the literary writing process. The development of students writings is embedded in their family, social and scholar history. Therefore, when they write, they target themselves, their peers, their families, and their teachers. The youngsters expressive forms demonstrate the urgency of inserting subjects dear to sociocultural reality in school. Constituting literary writing as an object of teaching and learning allow us to formulate specific devices to this practice, and to consolidate a didactic perspective of literature writing as well.
 
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Date de Publication
2021-12-02
 
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