• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-01122020-144725
Documento
Autor
Nome completo
Vilmar Aires dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Silva, Vivian Batista da (Presidente)
Chaves, Edilson Aparecido
Marques, Rosebelly Nunes
Souza, Elizeu Clementino de
Vicentini, Paula Perin
Título em português
Saberes profissionais docentes: o que narram os professores de história da rede estadual de ensino básico da cidade de Teresina, Piauí
Palavras-chave em português
Ensino de história
Entrevista narrativa
Formação docente
Prática pedagógica
Saberes profissionais docentes
Resumo em português
Esta investigação atenta para os saberes profissionais mobilizados e construídos por professores de história, atuantes na rede estadual de educação básica da cidade de Teresina, no Piauí, mediados pelas trajetórias formativas e prática docente. Busca-se identificar os significados e influências atribuídos pelos docentes à sua opção pelo magistério e as itinerâncias vivenciadas no percurso profissional. Objetiva-se também refletir sobre as concepções de saberes específicos e pedagógicos reveladas pelos professores de história, através das narrativas de formação; compreender como os saberes experienciais são mobilizados e construídos pelos professores, através das memórias docentes, na reconstrução do seu fazer pedagógico. As narrativas dos próprios professores acerca de seus saberes profissionais são consideradas aqui um processo de formação continuada e autoformação, com potencialidades para contribuir com o desenvolvimento profissional e para (re) configuração do fazer docente dos professores de história da educação básica da rede estadual de Teresina, Piauí sujeitos dessa investigação. Sua fundamentação teórica está embasada nos estudos de: Tardif (2014), Nóvoa (1991, 1992), Schön (1997, 2000), Gauthier et al (1998), Zeichner (1993, 1998), Cunha (2010, 2013), Freire (1997), Geraldi; Fiorentini; Pereira (1998), Fonseca (1995, 2003), Monteiro (2007), dentre outros. Caracteriza-se como investigação de cunho qualitativo, utilizando a entrevista narrativa como princípio epistemológico e metodológico, a partir da ancoragem nas memórias docentes e no dispositivo da história oral como mediadora na construção e análise das narrações. (SOUZA, 2006). São interlocutores quatro docentes de história da rede estadual de Teresina/Piauí que, segundo Huberman (2000), se encontravam no estágio de desenvolvimento profissional de diversificação. Adota como forma de análise das narrativas os pressupostos da análise compreensiva-interpretativa (SOUZA, 2004, 2006), que tem a hermenêutica como fundamento teórico-filosófico. Na análise do corpus opta-se pela organização das narrativas em unidades temáticas, como forma de romper a categorização dos temas em foco. O estudo vislumbra, pelas narrativas, o perfil de um (a) professor (a) de história, agente social implicado nas demandas de seu ofício e nos dilemas de seu tempo, dotado de protagonismo profissional, crítico-reflexivo, mobilizador e construtor de saberes e fazeres profissionais, cotidianamente (re) configurados.
Título em inglês
Teaching professional knowledge: what do the hystory teachers of the state basic education network of the Teresina city in Piauí say.
Palavras-chave em inglês
History teaching
Narrative interview
Pedagogical practice
Professional teacher knowledges
Teacher training
Resumo em inglês
Thais research focuses on the professional knowledge mobilized and built by basic education history teachers from state educational system in Teresina / Piauí, mediated by the formative trajectories and teaching practice. It seeks to identify the meanings and influences attributed by teachers to their choice for teaching and the itineraries experienced in their professional course. It also aims to reflect on the conceptions of specific and pedagogical knowledge revealed by the history teachers, through the formation narratives; to understand how the experiential knowledge is mobilized and built by the teachers, through the teachers' memories, in the reconstruction of their pedagogical doing. The teachers' own narrations on their professional knowledge are considered a continuous formation and self-formation process, with potentialities to contribute to the professional development and to the (re)configuration of the teaching practice of basic education history teachers from state educational system in Teresina, Piauí, who are the subjects of this work. Its theoretical foundation is based on the studies of: Tardif (2014), Nóvoa (1991a, 1992), Schön (1997, 2000), Gauthier et al. (1998), Zeichner (1993, 1998), Cunha (2010,2013), Freire (1997), Geraldi; Fiorentini; Pereira (1998), Fonseca (1995, 2003), Monteiro (2007), among others. It is characterized as a qualitative approach investigation, using the narrative interview as an epistemological and methodological principle, starting from the anchorage in the teaching memories and in the oral history device as a mediator in the construction and analysis of the narrations. (SOUZA, 2006). The interlocutors are four history teachers from state educational system in Teresina / Piauí that, according to Huberman (2000), they were in the stage of professional development of diversification. It adopts as a form of narrative analysis the presuppositions of the comprehension-interpretative analysis (SOUZA, 2004, 2006), which has hermeneutics as a theoretical-philosophical foundation. In the data analysis, the organization of narratives is chosen in thematic units, as a way of breaking the categorization of the themes in focus. The study envisages, through the narratives, the profile of a history teacher, a social agent implicated in the demands of his or her work and in the dilemmas of his or her time, endowed with professional, critical-reflexive, mobilizing and constructing knowledge and professional practices, daily (re)configured.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-01-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.