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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.48.2014.tde-01122014-114259
Document
Auteur
Nom complet
Renata de Oliveira Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Riolfi, Claudia Rosa (Président)
Carmagnani, Anna Maria Grammatico
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado
Titre en portugais
Pequenos publicitários: a persuasão na escrita de crianças
Mots-clés en portugais
Ensino
Escrita
Persuasão
Produção de texto
Psicanálise
Resumé en portugais
Esta pesquisa toma como objeto de estudo o modo como crianças, nos quatro primeiros anos de escolarização, escrevem seus textos, quando atendem à solicitação de produzir uma tarefa escolar na qual está pressuposto o objetivo de influenciar os leitores. Seu ob-jetivo geral é investigar a possibilidade de encontrar nos escritos de crianças indícios de que houve, por parte de quem escreveu, uma preocupação em produzir enunciados que poderiam gerar a ressonância de suas posições junto aos leitores. A partir de um interesse em investigar como uma criança pode vir a se tornar um escritor proficiente, questiona: De que modo crianças entre sete e dez anos de idade mobilizam estratégias persuasivas que podem, ao menos potencialmente, fazer suas palavras ressoarem nos leitores? Para construir uma resposta a esse questionamento, o trabalho analisou um corpus composto por 103 manuscritos, produzidos por nove crianças que à data da primeira coleta estavam concluindo a primeira série (corresponde atualmente ao segundo ano) e quando os últimos textos foram escritos estavam no último ano do ensino fundamental (atualmente, o quinto ano). Todos os textos foram escritos em contexto escolar, como parte das atividades de rotina das crianças. As tarefas propostas tiveram em comum o pressuposto de argumentar e/ ou persuadir o interlocutor estabelecido na proposta. A investigação partiu da hipótese de que crianças com a idade dos participantes desta pesquisa estão aprendendo como fun-ciona a vida em sociedade. Baseando-se na lógica freudiana, é possível dizer que as cri-anças acessam mais facilmente seu pensamento inconsciente (FREUD, 1901-1905/ 1990) porque, quase ninguém, em tenra idade, passou pelos processos culturais cujo resultado será o recalcamento (FREUD, 1901-1905/ 1990). Consequentemente, suas produções ten-dem a ser mais criativas e, até mesmo, ousadas. A partir da análise dos dados, verificou-se que essa ousadia resultou em estratégias persuasivas pautadas, ao menos potencial-mente, em tentativas de tocar o interlocutor, em fazer suas palavras ressoarem (LACAN, 1975-1976/ 2007). Chamou a atenção, também, o fato de que algumas das estratégias utilizadas pelas crianças serem similares às de peças publicitárias. Após o acompanha-mento longitudinal, conclui-se que as crianças foram capazes de elaborar estratégias ar-gumentativas e persuasivas com eficiência e criatividade, utilizando, inclusive, estratégias comuns a peças publicitárias. Foi observado, também, um refinamento paulatino das es-tratégias, indicando um aperfeiçoamento na escrita das crianças. Assim, vê-se que, já nos anos iniciais da escolarização, é possível realizar um trabalho envolvendo a escrita de textos argumentativos.
Titre en anglais
Little advertisers: persuasion in children writings
Mots-clés en anglais
Persuasion
Psychoanalysis
Teaching
Text production
Writing
Resumé en anglais
This investigation focuses on the way elementary school children write their own texts when asked to produce a school task in which they are expected to influence the readers. Its objective is to investigate the possibility of finding in childrens writings signs that they were concerned about developing texts that may resound on the reader. It is inter-ested in investigating how a child may become a proficient writer and puts in question: How elementary school children employ persuasive strategies that may, at least poten-tially, make their words resound on the readers? In order to develop an answer for this question, this research analyzed a corpus composed of 103 manuscripts, produced by nine elementary school children. All the texts were written at school, as part of their daily activities. The texts produced by the children were tasks in which they were supposed to argue and persuade the interlocutor. The investigation assumes that elementary school children are beginning to learn how societys rules work. Based on Freudian logic, it is possible to state that children can easily access their unconscious thought (FREUD, 1901-1905/ 1990) because at this age almost nobody has already experienced all cultural pro-cesses that result in the repression (FREUD, 1901-1905/ 1990). Consequently, their writ-ings tend to be more creative and, even, audacious. From data analysis, it was possible to verify that this courage resulted in persuasive strategies: attempts to, at least potentially, touch the interlocutor and make the writers words resound (LACAN, 1975-1976/ 2007). The fact that some of the childrens strategies are similar to the ones of advertisements also was outstanding. It was possible to conclude that the children who were involved in this research could draw up efficiently and creatively argumentative and persuasive strat-egies. It was also possible to notice that some of the strategies elaborated by the children are similar to the ones of advertisements. A refinement of the persuasive strategies could also be observed, what shows that the childrens writing may be improving. Thus, it is possible to perceive that even in the first years of elementary school, the teaching of ar-gumentative texts may be carried out.
 
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Date de Publication
2014-12-11
 
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