• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-01092009-154001
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Fiorini da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos (Presidente)
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Maciel, Maria Delourdes
Título en portugués
O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de Física
Palabras clave en portugués
abordagem CTS de ensino
ensino de Ciências
ensino de Física
eormação de professores
evoluções de concepções
Resumen en portugués
Neste trabalho de pesquisa, apresentamos uma análise das evoluções nas concepções sobre a abordagem de ensino baseada nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Neste contexto, realizamos uma pesquisa pautada pela abordagem qualitativa, no âmbito da formação inicial de professores de Física do nível médio. Os dados da pesquisa foram obtidos ao longo do desenvolvimento das disciplinas de Metodologia de Ensino de Física I e II ministradas no curso de Licenciatura em Física da Universidade de São Paulo. Utilizamos questionários, entrevistas e sínteses produzidas pelos futuros professores, que nos possibilitaram caracterizar as concepções em foco e selecionar sujeitos para dois estudos de caso. Estes sujeitos tiveram suas concepções analisadas segundo uma ordem cronológica e segundo parâmetros que embasaram as categorias de análise que foram definidas com base nos dados e também a partir da literatura pertinente. Três dimensões dentro do ensino em uma abordagem CTS foram consideradas: objetivos do ensino, diversidade temática e metodologia de ensino. A análise evidenciou que os futuros professores reelaboraram suas concepções iniciais ao longo da disciplina gradativamente, em movimentos de aproximação destas concepções a características de um ensino de Física em uma abordagem CTS. Com base em nossa pesquisa, ressaltamos a importância de que estejam presentes nos cursos de Formação de Professores de Física as discussões que envolvam as possibilidades das abordagens de ensino, renovação curricular, bem como a conscientização dos licenciandos sobre as evoluções de suas próprias concepções.
Título en inglés
Teaching on a STS approach: evolution on conceptions of Physics future teachers
Palabras clave en inglés
conception evolutions
Science teaching
STS teaching approach
teacher formation
teaching physics
Resumen en inglés
In this research report, we introduce an analysis of the evolutions on conceptions about the teaching approach based on Science, Technology and Society (STS) relationship. In this context, we developed a research reasoned on qualitative approach, on initial Physics teaching formation at high school. The research data, obtained during the development of the discipline Metodologia de Ensino de Física I e II, furnished on Physic under graduating course of University of São Paulo. We used questionnaires, interviews, and written reports made by the future teachers, that gave us the possibility to characterize the focusing conceptions and select future teachers for two case study. These future teachers had their ideas discussed by following a chronological order and through parameters related to the analysis category. These were defined based not only on data, but also from relevant literature. Three dimensions of a STS approach teaching were considered: goals, theme and methodology. The analysis showed that the future teachers elaborated over again their initial conceptions during development of the discipline, in approximation movements of theirs conceptions to a STS teaching approach. Based on our research, we give prominence to importance to be present on Teacher Formation Courses of arguing about possible teaching approaches, curricular renovation and future teachers acquiring knowledge about their own conceptions evolutions.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-09-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.