• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-01022021-160715
Documento
Autor
Nombre completo
Márcia Vandineide Cavalcante
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Belintane, Claudemir (Presidente)
Brito, Regina Helena Pires de
Júnior, Clécio dos Santos Bunzen
Paulino, Vicente
Souza, Suzani Cassiani de
Título en portugués
A relevância da oralidade no processo de alfabetização e letramento de crianças em Timor-Leste
Palabras clave en portugués
Alfabetização
Letramento
Língua tétum
Oralidade
Timor-Leste
Resumen en portugués
Levando em consideração os percursos históricos e educacionais de Timor-Leste e a forte presença das tradições orais naquele contexto, este trabalho tem como principal objetivo compreender os desafios concernentes ao processo de alfabetização e letramento das crianças timorenses, mais especificamente daquelas que vivem em Díli - Capital do país. Partindo dessa compreensão, esta investigação se propõe também a contribuir para uma reflexão sobre a importância da oralidade para a entrada da criança na escrita. Recorrendo a abordagem metodológica de pesquisa participante, realizou-se um trabalho de campo de caráter diagnóstico e interventivo com alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico (4o ano), a partir do qual foi possível analisar o desempenho do grupo selecionado quanto à oralidade, à leitura e à escrita em língua tétum, considerando ser esse o idioma mais utilizado no contexto familiar e escolar dessas crianças. Após a análise das principais dificuldades apresentadas por elas, desenvolveram-se e aplicaram-se estratégias pedagógicas que buscaram contribuir na aprendizagem do grupo e, ao mesmo tempo, testar a viabilidade da abordagem teórico- metodológica a que se vincula esta pesquisa, que tem como principal pressuposto a relevância da utilização dos gêneros orais (contos, fábulas, adivinhas e outras práticas de oralidade) para a alfabetização e o letramento. Dentre os resultados obtidos foi possível observar que as crianças que mais se vincularam à oralidade foram também aquelas que apresentaram melhor desempenho na leitura e na escrita, ratificando assim, a hipótese inicial do trabalho.
Título en inglés
The relevance of orality in child alphabetization and literacy processes in Timor-Leste
Palabras clave en inglés
Alphabetization
Literacy
Orality
Tetum language
Timor-Leste
Resumen en inglés
Based on an understanding of Timor-Lestes historical and educational specificities and the strong presence of oral traditions in that context, the main purpose of this research is to comprehend the challenges concerning the process of alphabetization and literacy of Timorese children, more specifically those who live in the countrys capital Dili. This investigation therefore also aims to offer more insight into the importance of orality for childrens initiation into writing practices. With a participatory research methodological approach, this research employed field work of diagnostic and interventional nature with students from the first cycle of Basic Education (4th year), from which the performance of the selected group was analyzed in terms of orality, reading and writing in the Tetum language, since this is the most used language in these childrens family and school contexts. After analyzing the main difficulties presented by the children, pedagogical strategies were developed and applied to contribute to the group's learning as well as to test the feasibility of the theoretical-methodological approach to which this research is associated, which has as its main assumption the relevance of using oral genres (tales, fables, riddles and other oral practices) for child alphabetization and literacy. The results reveal that the children who were more involved in orality also showed better performance in reading and writing, thus confirming the initial hypothesis of this research.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-02-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.