• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-01022021-141247
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Antonio de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Ghanem Junior, Elie George Guimaraes (Presidente)
Abbonizio, Aline Cristina de Oliveira
Azevedo, Marta Maria do Amaral
Carreno, Maxim Paolo Repetto
Figueiredo, Marina Vanzolini
Título em português
Indígenas e ensino médio em Roraima: demandas de estudantes Macuxi
Palavras-chave em português
Educação escolar indígena
Ensino médio
IFRR-Roraima
Macuxi
Resumo em português
Esta tese expõe uma pesquisa dedicada a dois objetivos centrais: 1) entender as motivações que atraem estudantes macuxi ao Câmpus Amajari (CAM) do Instituto Federal de Roraima, para cursarem ensino médio técnico profissionalizante em Agropecuária e Aquicultura em regime integrado e de alternância; 2) descobrir o que buscam nessa instituição. Os/as estudantes que participaram da pesquisa vieram de comunidades que estão, em média, a 150 km do CAM, enfrentando muitas dificuldades para seguir e concluir o curso, mesmo dispondo de escolas de ensino médio indígenas em suas comunidades. A pesquisa identificou as expectativas dos/as estudantes sobre sua permanência na instituição, bem como suas impressões sobre suas comunidades e sobre as opções de escolarização disponíveis. Para tanto, optou-se pela observação participante e por entrevistas detalhadas com 22 estudantes da instituição e 11 estudantes de escolas indígenas das comunidades Três Corações, Guariba e do Barro, além de conversas com gestores, docentes e lideranças indígenas da região. As hipóteses tratadas com as informações empíricas foram: 1) os motivos que traziam esses/as estudantes respondiam ao desejo de familiares, de amigos/as e de lideranças de que os/as jovens retornassem às suas comunidades para auxiliar em futuros projetos agropecuários ou de piscicultura, sendo que os/as estudantes também tinham outros objetivos decorrentes de sua experiência no CAM, que poderiam não coincidir com o desejo de seus/suas responsáveis; 2) o que buscam na instituição estaria relacionado majoritariamente à perspectiva de ingressarem nas universidades públicas e privadas do estado, por considerarem a escolarização do CAM mais apropriada para esse objetivo em oposição às dificuldades que as escolas indígenas apresentam. A hipótese referente aos motivos que atraem os/as jovens macuxi ao CAM se mostrou verdadeira, pois foi constatado que estão inicialmente condicionados/as às decisões de seus/suas responsáveis e, da mesma forma, evidenciou-se que, no decorrer da formação e do ambiente escolar, a maioria é impulsionada a prosseguir em seus estudos. A hipótese sobre o que buscam na instituição também se confirmou, tendo-se explicitado o ensino superior como um projeto de futuro desses/as estudantes do CAM.
Título em inglês
Indigenous people and high school education in Roraima, Brazil: demands from Macuxi students
Palavras-chave em inglês
High school education
IFRR-Roraima
Indigenous school education
Macuxi
Resumo em inglês
This thesis expounds a research with two main goals, which are 1) to understand the motivations that attract Macuxi students to the Amajari Campus (CAM) of the Federal Institute of Education in Roraima, Brazil, in order to attend technical vocational high school education in Agriculture and Aquaculture, in a full-time, seasonal ("de alternância") regime; 2) to find out what they are looking for in attending this educational institute. The students who participated in the research come from communities that are, on average, 150 km away from the campus, facing many difficulties to study and graduate there, even though they have indigenous high schools in their communities. The research identified the students' expectations about their stay at the institution, as well as their impressions about their communities and about the schooling options available. To this end, we resorted to participant observation and did detailed interviews with 22 students from the institution and 11 students from indigenous schools in the communities of Três Corações, Guariba and Barro, in addition to conversations with public managers, teachers, and indigenous leaders in the region. The hypotheses to be confronted with the empirical information were that: 1) the reasons that brought these students to the CAM responded to the desires of family members, friends and leaders, who wish that young people return to their communities to assist in agricultural, livestock or pisciculture projects, while the students also had other objectives arising from their experience at CAM, which might not coincide with the wishes of their elders; 2) what they look for in the institution would be mostly related to the prospect of entering public and private universities in the state, as they consider the education they get at CAM more appropriate for this purpose, in opposition to the hindrances encountered in indigenous schools. The hypothesis regarding the reasons that attract young Macuxi to CAM was confirmed, as it was found that they are initially conditioned to the decisions of their elders, and as it became likewise evident that, throughout the training and living in the school environment, most are encouraged to continue their studies. The hypothesis about what they are looking for in the institution was also confirmed, with higher education being made explicit as a project these CAM students have for the future.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-02-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.