• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2020.tde-28052020-182738
Document
Auteur
Nom complet
Maviael Filipe Lacerda do Nascimento Lopes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Nogueira, Maria Ines (Président)
Serudo, Ricardo Lima
Teixeira, Lívia Clemente Motta
Titre en portugais
Análise das medidas de inteligência emocional: antes e após intervenções dessas vivências
Mots-clés en portugais
Autoconsciência
Autocontrole
Automotivação
Inteligência emocional
Sociabilidade
Resumé en portugais
Materiais e métodos: Participaram da pesquisa 105 indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 63 anos, que realizaram o curso vivências de inteligência emocional e assinaram o TCLE. Os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico e o de medida de inteligência emocional MIE. A descrição da amostra foi efetuada pela análise descritiva da frequência absoluta e o percentual das variáveis categóricas. Para análise do desempenho das Medidas de Inteligência Emocional pelo instrumento MIE, com os escores brutos do resultado global das 5 habilidades (autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade), antes e após a intervenção, foi utilizado o teste t de amostras pareadas. Todos os dados foram estatisticamente analisados pelo Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20, com o nível de significância para os testes estatísticos de 5%, ou seja, p < 0.05. Resultados: No que diz respeito a análise da medida de inteligência emocional, com o questionário MIE, foi observada diferença significativa (p=0,00) da média do escore bruto antes (160,17) e após (172,22), teste t de -6,471. Com relação a diferença entre o desempenho das medidas de inteligência emocional, após intervenção, foi observada diferença significativa de 12,05, o que indica que as vivências de inteligência emocional podem melhorar os domínios abordados. Também ocorrem mudanças/crescimento em todos os 05 fatores da Inteligência Emocional: Autoconsciência, Autogestão, Automotivação, Empatia e Gestão de Relacionamentos. Dessa forma, é possível que os parâmetros utilizados nas vivências possam ser considerados como medida para aferir a contribuição dessas práticas de forma sistemática e assim, melhorar a qualidade de oferta das mesmas cujo objetivo é propiciar autoconhecimento e autogestão emocional para ao participante
Titre en anglais
Not informed by the author
Mots-clés en anglais
Emotional intelligence measures
Empathy
Self-awareness
Self-control
Self-motivation
Sociability
Resumé en anglais
Objective: To evaluate the result of an experiential training of emotional intelligence and its sociodemographic variables. Materials and methods: 105 individuals of both sexes, aged between 18 and 63 years, who underwent the course experiences of emotional intelligence and signed the TCLE participated in the study. The instruments used were the sociodemographic questionnaire and emotional intelligence measurement - MIE. The description of the sample was performed by the descriptive of absolute frequency and the percentage of categorical variables. To analyze the performance of emotional intelligence measures by the MIE instrument, with the crude scores of the overall result of the 5 skills (self-awareness, self-control, automotive, empathy and sociability), before and after the intervention, the t-test of paired samples was used. All data were statistically analyzed by the Statistical Package of Social Sciences (SPSS) version 20, with the level of significance for statistical tests of 5%, i.e., p< 0.05. Results: Regarding the analysis of the measure of emotional intelligence, with a questionnaire the CEF, a significant difference (p=0.00) of the mean crude score before (160,17) and after (172,22), t-test of -6,471. Regarding the difference between the performance of emotional intelligence measures after intervention, a significant difference of 12.05 was observed, whichindicates that the experiences of emotional intelligence can improve the domains addressed. Changes/growth also occur in all 05 factors of Emotional Intelligence: Self- Awareness, Self-Management, Self-Motivation, Empathy and Relationship Management. Thus, it is possible that the parameters used in training be considered to be considered as a measure for the contribution of these practices systematically and to improve the quality of supply of them whose purpose
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
lopes_me.pdf (774.68 Kbytes)
Date de Publication
2020-05-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.