Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2013.tde-27022014-151659
Documento
Autor
Nome completo
Audrey Sartori Cabral Sequeira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Teixeira, Luis Augusto (Presidente)
Pasin, Camila Torriani
Valle, Luiz Eduardo Ribeiro do
Título em português
Efeito da prática mental e prática física na aprendizagem motora em indivíduos com paralisia cerebral: comparação entre lesões nos hemisférios cerebrais direito e esquerdo
Palavras-chave em português
Aprendizagem motora
Paralisia cerebral
Prática mental
Resumo em português
O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de prática mental e sua associação com prática física na aprendizagem em uma tarefa envolvendo velocidade e precisão, em adolescentes com paralisia cerebral (PC) do tipo hemiparesia, comparando o efeito de lesões nos hemisférios cerebrais direito versus esquerdo. Participaram deste experimento 31 adolescentes com PC, os quais foram distribuídos em quatro grupos: (a) prática mental com hemiparesia direita, (b) prática mental com hemiparesia esquerda, e grupos controle com hemiparesia (c) direita ou (d) esquerda. A tarefa motora consistiu em tocar um alvo empregando o braço parético com demanda de precisão e rapidez. As sessões de prática foram divididas em dois dias. No primeiro dia, os grupos experimentais realizaram duas sessões de prática mental, sendo que cada sessão foi constituída de 5 blocos de 10 ensaios mentais. Os grupos controle realizaram nesta fase um jogo em microcomputador. No segundo dia, os grupos experimentais e controles receberam o mesmo tratamento, realizando prática física na tarefa. As avaliações motoras foram feitas imediatamente após as atividades do primeiro dia do experimento, e antes, imediatamente após e 30 min. após o fim da sessão de prática física. As análises dos resultados mostraram uma superioridade da prática mental em relação à prática física no tempo de movimento e índice de retidão. A prática física isolada apresentou superioridade na diminuição do deslocamento vertical da mão e na diminuição da quantidade de unidades de movimento. Os efeitos observados foram persistentes, indicando ganho de desempenho derivado de aprendizagem. Não houve diferença significante associada ao lado da lesão em nenhuma das variáveis analisadas. Os resultados do presente estudo revelaram que a prática mental foi efetiva em promover aprendizagem de forma equivalente entre indivíduos com lesão no hemisfério direito ou esquerdo
Título em inglês
Effect of mental and physical practice on motor learning in individuals with cerebral palsy: comparison between lesions to the right and left cerebral hemispheres
Palavras-chave em inglês
Cerebral palsy
Mental practice
Motor learning
Resumo em inglês
The present study aimed to evaluate the effect of mental practice on learning a task involving speed and accuracy in adolescents with hemiparethic cerebral palsy (CP), comparing the effect of lesions to the left versus right cerebral hemispheres. Participated in this experiment 31 CP adolescents who were assigned to four groups: (a) mental practice with right hemiparesis, (b) mental practice with left hemiparesis, and control groups with (c) right or (d) left hemiparesis. The motor task consisted of fast aiming at a target using the paretic arm. The practice sessions were divided into two days. On the first day, the experimental group held two sessions of mental practice, each session consisted of five blocks of 10 mental rehearsals. The control group played on a microcomputer game. On the second day, experimental and control groups received the same treatment, having physical practice on the task. Performance tests were made immediately after the activities of the first experimental session, and before, immediately after, and 30 min. after the end of the second session. Analysis of results showed a superiority of mental practice in relation to the physical practice in movement time and index of straightness. The physical practice alone was superior in reducing the vertical displacement of the hand and the decreased amount of units of movement. Those effects were persistent over time, indicating performance gains derived from learning. No significant differences associated with side of lesion were found. These results revealed that mental practice was effective in inducing learning similarly between individuals with lesions to the right or left cerebral hemispheres
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Data de Publicação
2014-03-21