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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2020.tde-24022021-142035
Documento
Autor
Nome completo
Jaqueline Aparecida Alberti de Sousa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Zachi, Elaine Cristina (Presidente)
Bitencourt, Emilia Longhi
Zimmermann, Nicolle
Título em português
Efeitos de um programa de estimulação cognitiva sobre funções executivas e atividades de vida diária em idosos com doença de Parkinson: estudo piloto
Palavras-chave em português
Doença de Parkinson
Estimulação cognitiva
Funções executivas
Neuropsicologia
Reabilitação neuropsicológica
Resumo em português
A doença de Parkinson (DP) é a segunda enfermidade neurodegenerativa com maior prevalência na população e a mais comum em idosos acima de 65 anos. As funções executivas e as Atividades de Vida Diária (AVD) envolvem múltiplos tipos de processamentos cognitivos e definem o tratamento, o prognóstico, a estimativa da necessidade de suporte, e demograficamente, o planejamento de programas de cuidados institucionais, políticas sociais e de serviços. Objetivo: o presente estudo piloto visou verificar os efeitos da estimulação cognitiva sobre as atividades de vida diária de idosos com Doença de Parkinson. Métodos: foram selecionados 16 idosos com DP que frequentam a Associação Brasil Parkinson. Os participantes têm idade mínima de 60 anos, grau de escolaridade ensino fundamental completo, estadiamento da DP com a incapacidade entre as fases 1,0 (inicial) e 4,0 (avançada) de acordo com a Escala de Hoehn e Yahr e resultado negativo para demência conforme o Mini-Mental State Examination (MMSE). Os instrumentos de avaliação neuropsicológica incluíram: um protocolo de anamnese, a Escala de Estadiamento da Doença de Parkinson de Hoehn&Yahr, o Mini-Exame do Estado Mental (MMSE), a Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (Dígitos e Vocabulário), o Teste Trilhas Coloridas, o Teste Stroop de Cores e Palavras, o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, a Escala Funcional de Katz e o Índice de Lawton e Brody. A estimulação cognitiva baseou-se no protocolo de Sohlberg & Mateer (2015). A análise dos dados incluiu métodos não paramétricos para análises entre grupos (teste de Mann-Whitney) e comparações para amostras pareadas (teste de Wilcoxon). Resultados: não houve diferenças significantes entre grupos ou intragrupos nas condições pré e pós estimulação cognitiva. Conclusões: o estudo piloto revelou tópicos de metodologia a serem revisados antes de se prosseguir com um estudo maior com a inclusão de mais participantes
Título em inglês
Not informed by the author
Palavras-chave em inglês
Cognitive stimulation
Neuropsychology
Parkinson's disease
Resumo em inglês
Parkinson's disease (PD) is the second most prevalent neurodegenerative disease in the population and the most common in the elderly over 65 years old. Executive function and Daily Life Activities (DLA) involve multiple types of cognitive processing and define treatment, prognosis, estimates the need for support, and demographically the planning of institutional care programs, social policies and services. Objective: This pilot study aimed to verify the effects of cognitive stimulation on executive function and daily life activities of elderly people with Parkinson's disease. Methods: 16 elderly people with PD who attend the Brazilian Parkinson's Association were selected. They were over 60 years old; degree of primary schooling, staging of PD with disability between 1.0 (initial) and 4.0 (advanced) according to the Hoehn and Yahr Scale, and negative dementia score in the Mini-Mental State Examination (MMSE) test. The neuropsychological assessment instruments included anamnesis protocol, Hoehn &Yahr Parkinson's Disease Staging Scale, Mini-Mental State Examination (MMSE), Wechsler Intelligence Scale for Adults (Digits, and Vocabulary), Stroop Color and Words Test, Wisconsin Card Sorting Test, Katz Functional Scale, and Lawton and Brody Index. Cognitive stimulation was based on the Sohlberg & Mateer (2015) protocol. Data analysis included non-parametric methods for analyses between groups (Mann-Whitney test) and paired comparisons (Wilcoxon test). Results: there were no differences between groups or within groups before and after cognitive stimulation. Conclusions: this pilot study revealed method´s topics to be reviewed before proceeding with a larger study with more participants
 
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sousa_corrigida.pdf (983.64 Kbytes)
Data de Publicação
2021-03-01
 
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