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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2019.tde-18122019-182906
Document
Auteur
Nom complet
Eliana Maria Varise
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Pompeu, José Eduardo (Président)
Busse, Alexandre Leopold
Doná, Flávia
Greve, Julia Maria D Andrea
Piemonte, Maria Elisa Pimentel
Teixeira, Luis Augusto
Titre en portugais
Efeitos do treinamento cognitivo-motor no controle postural de idosos: ensaio clínico randomizado
Mots-clés en portugais
Cognição
Comportamento multitarefa
Equilíbrio postural
Exercícios
Idosos
Resumé en portugais
Introdução: O treinamento cognitivo-motor tem demonstrado atenuar o declínio cognitivo; entretanto, os achados sobre seus efeitos no controle postural não são consistentes. O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos de dois programas multicomponentes de treinamento cognitivo-motor sobre o controle postural em idosos independentes e autônomos da comunidade. Métodos: Este foi um ensaio clínico randomizado e controlado, uni-cego, com dois grupos paralelos de adultos autônomos da comunidade, com 60 anos de idade ou mais. O estudo foi realizado na Universidade de São Paulo. Os participantes foram distribuídos em dois grupos por meio de um processo aleatorizado (4:4) com blocos de 8 participantes. Os números gerados foram colocados em envelopes lacrados opacos que foram abertos pelo fisioterapeuta que aplicou as intervenções. O grupo multicomponente (TM) foi submetido a treinamento com exercícios orientado à tarefa e o grupo multicomponente plus (TM+) foi submetido ao mesmo treinamento que o TM com a adição de sobrecarga cognitiva (memorização, cálculo aritmético e tarefa de Stroop). Todos os participantes completaram quatorze sessões de 50 minutos, realizadas duas vezes por semana durante sete semanas. A medida primária foi o controle postural, avaliado pelo Mini-BESTest antes e após a intervenção e 30 dias após o término do programa de treinamento. O estudo foi registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos sob o número de estudo RBR-99xnc6. Resultados: Entre setembro de 2017 e dezembro de 2018, 32 participantes participaram do estudo. No total, três participantes desistiram. Vinte e nove participantes foram alocados no TM (n = 14) ou TM + (n = 15). Na medida primária Houve efeito de tempo e no escore Total Mini-BESTest (F (2; 54) = 20,8; p = 0,001; poder observado = 1,0. Houve melhora no pós-intervenção (teste post-hoc de Tukey; p = 0,0001) que se manteve na avaliação de seguimento (teste post-hoc de Tukey; p = 0,0002), independente do grupo. Foi encontrado efeito de tempo sobre o domínio antecipatório (F (2,54) = 6,9, p = 0,002; poder observado = 1,0); orientação sensorial (F (2,54) = 8,2; p = 0,001; potência observada = 1,0); e marcha dinâmica (F (2,54) = 9,5; p = 0,001; potência observada = 1,0). Houve melhora na avaliação pós-intervenção (teste post-hoc de Tukey, p <0,05) que se manteve na avaliação de seguimento (teste post-hoc de Tukey; p <0,05), independente do grupo. A análise do TUG (timed up and go) em tarefa simples mostrou efeito de tempo (F (2,54) = 4,8 p = 0,011, poder observado = 0,8) e de grupo (F (1,27) = 5,2 p = 0,03, poder observado = 0,6). O teste post-hoc de Tukey no TUG em tarefa simples mostrou diferença entre os grupos p = 0,03 e efeito de tempo p=0,008 (linha de base vs seguimento) independente do grupo. A análise do TUG em tarefa cognitiva mostrou efeito de tempo (F (2,54) = 3,9; p = 0,026; poder observado = 0,7). O teste post-hoc de Tukey no TUG em dupla tarefa mostrou efeito de tempo p = 0,03 (linha de base vs seguimento) independente do grupo. Conclusão: O treinamento multicomponente proporcionou uma melhora no controle postural em idosos autônomos, e a adição de carga cognitiva não influenciou os resultados da intervenção
Titre en anglais
Effects of cognitive-motor training on postural control of the elderly: a randomized clinical trial
Mots-clés en anglais
Aged
Cognition
Exercises
Multitasking behavior
Postural balance
Resumé en anglais
Introduction: Cognitive-motor training has been shown to prevent and treat cognitive decline; however, findings on its effects on postural control are not consistent. The objective of this study was to compare the effects of two multicomponent cognitive-motor training programs on postural control in independent and autonomous community-dwelling older adults. Methods: This was a randomized and controlled longitudinal single-blind clinical trial with two parallel groups of independent and autonomous community-dwelling adults, 60 years of age or older. The study was performed in the University of São Paulo. The blocks were distributed in two groups through a random process (4: 4) with blocks of 8 participants. The generated numbers were placed in opaque sealed envelopes that were opened by the physical therapist who applied the interventions. The multicomponent group (MT) underwent multicomponent training with task-oriented exercise. The multicomponent plus group (MT+) underwent the same training as the MT with the addition of a cognitive overload (memorization, arithmetic calculation and Stroop task). All participants completed fourteen 50-minute sessions, which were held twice weekly over seven weeks. The primary measurement was postural control, evaluated using the Mini-BESTest before and after the intervention and 30 days after the training program was completed. The study was registered in the Brazilian Clinical Trials Registry under study number RBR-99xnc6. Results: Between September 2017 and December 2018, 32 participants participated in the study. In total, three participants gave up. Twenty-nine participants were allocated in the MT (n = 14) or MT + (n = 15). There was a time effect and Total Mini-BESTest score (F (2; 54) = 20.8; p = 0.001; observed power = 1.0. Post-intervention improvement (Tukey post-hoc test; p = 0.0001), which remained in the follow-up assessment (Tukey's post-hoc test; p = 0.0002), regardless of the group. found time effect on the anticipatory domain (F (2.54) = 6.9, p = 0.002; observed power = 1.0); sensory orientation (F (2.54) = 8.2; p = 0.001; observed power = 1.0) and dynamic gait (F (2.54) = 9.5; p = 0.001; observed power = 1.0) There was an improvement in post-intervention evaluation (Tukey's post-hoc test, p <0.05) that remained in the follow-up evaluation (Tukey's post-hoc test; p <0.05), regardless of the group. The simple task timed up and go analysis of TUG showed a time effect (F (2.54) = 4.8 p = 0.011, observed power = 0.8) and group (F (1.27) = 5.2 p = 0.03, observed power = 0.6). Tukey's post-hoc test on the simple task TUG showed a difference between groups p = 0.03 and time effect p = 0.008 (baseline vs follow-up) regardless of the group. TUG analysis in cognitive task showed time effect (F (2.54) = 3.9; p = 0.026; observed power = 0.7). Tukey's post-hoc dual-task TUG test showed time effect p = 0.03 (baseline vs follow-up) regardless of group. Conclusion: Multicomponent training provided an improvement in postural control in independent elderly, and the addition of a cognitive task did not influence the intervention results
 
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varise_corrigida.pdf (7.16 Mbytes)
Date de Publication
2019-12-18
 
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