• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2020.tde-18012021-205517
Documento
Autor
Nombre completo
Fernanda de Almeida Eira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Ferreira, Francisco Rômulo Monte (Presidente)
Brito, Ana Paula Oliveira Pereira de Morais
Queiroz, Francisco Assis de
Título en portugués
A constituição do conceito de memória na segunda metade do século XIX
Palabras clave en portugués
Formação de conceito
História da Neurociência
Memória
Resumen en portugués
Esta dissertação examina a formacao do conceito de memoria na segunda metade do seculo XIX, a partir da pesquisa historica sobre a constituição e a consolidacao do conceito de memoria a luz da psicologia experimental e reflete sobre as teorias vigentes na época. A obra The Principles of Psychology (1890) de William James (1842-1910) é central para a elaboracao desta pesquisa. O livro de James apresenta uma sintese sobre os temas gerais da Psicologia, inclusive o conceito de memoria, que é o objeto aqui analisado. O escopo da pesquisa é examinar uma suposta separacao entre a Psicologia experimental (a fundacao da Neurociencia se inserem neste caminho) e um ramo da Psicologia mais teorica, e o desenvolvimento dos estudos que se dedicaram a explicar e circunscrever o conceito de memoria e os fenomenos envolvidos neste processo à teoria neuronal proposta nas duas últimas décadas do século XIX
Título en inglés
The constitution of the concept of memory in the second half of the 19th century
Palabras clave en inglés
Concept formation
History of neurosciences
Memory
Resumen en inglés
This thesis examines the constitution of the concept of memory in the second half of the 19th century based on historical research on the formulation and consolidation of the notion of memory in light of experimental Psychology and reflecting on the effective theories at that time. The Principle of Psychology (1890), by William James (1842-1910), is central to this research. James' work presents a synthesis of Psychology's general themes, including the concept of memory, which is the object analyzed here. The scope of the research is to examine a supposed separation between experimental Psychology (the foundation of Neuroscience is part of this path) and a branch of more theoretical Psychology, and the development of studies that focused on explaining and circumscribing the concept of memory and the phenomena involved in this process to the neuronal theory proposed in the last two decades of the 19th century
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
eira_corrigida.pdf (552.24 Kbytes)
Fecha de Publicación
2021-01-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.