• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2022.tde-15022023-182425
Document
Auteur
Nom complet
Cristiano Pedroso
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Zachi, Elaine Cristina (Président)
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Costa, Marcelo Fernandes da
D'Antino, Maria Eloisa Fama
Teixeira, Rosaní Aparecida Antunes
Titre en portugais
Revisão sistemática sobre a relação entre a superimitação, funções executivas e habilidades sociais
Mots-clés en portugais
Cognição Social
Cultura
Educação infantil
Funções executivas
Superimitação
Resumé en portugais
A superimitação está associada à uma atividade socialmente mediada de resolução de problemas em que há uma tendencia em copiar comportamentos relevantes e irrelevantes de um modelo, mesmo quando é possível identificar os comportamentos que são irrelevantes para a tarefa proposta. Este comportamento tem recebido atenção da comunidade cientifica e designes experimentais apresentam associação desta tendencia com mecanismos de transmissão de cultura. Nosso objetivo foi a verificação de possível relação da superimitação com funções cognitivas/ executivas, indicando vulnerabilidades destas últimas em situações em que a superimitação é prevalente. Hipotetizamos que, apesar da superimitação ser uma tarefa de resolução de problema, por estar no campo da aprendizagem social, as funções executivas/ cognitivas não apresentariam relação com este comportamento. Nossa hipótese foi confirmada através de estudos de revisão sistemática. Novos estudos experimentais são necessários para ampliar o conhecimento deste fenômeno
Titre en anglais
Systematic review of the relationship between overimitation, executive functions and social skills
Mots-clés en anglais
Child education
Executive functions
Overimitation
Social cognition,Culture
Resumé en anglais
Overimitation is associated with a socially mediated problem-solving activity in which there is a tendency to copy relevant and irrelevant behaviors from a model, even when it is possible to identify behaviors that are irrelevant to the proposed task. This behavior has received attention from the scientific community and experimental designs show association of this trend with mechanisms of culture transmission. Our objective was to verify a possible relationship between overimitation and cognitive/executive functions, indicating vulnerabilities of the latter in situations where over-imitation is prevalent. We hypothesized that, despite overimitation being a problem-solving task, because it is in the field of social learning, executive/cognitive functions would not be related to this behavior. Our hypothesis was confirmed through systematic review studies. New experimental studies are needed to expand the knowledge of this phenomenon
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
pedroso_do.pdf (914.85 Kbytes)
Date de Publication
2023-03-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.