• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2022.tde-15022023-182425
Documento
Autor
Nombre completo
Cristiano Pedroso
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Zachi, Elaine Cristina (Presidente)
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Costa, Marcelo Fernandes da
D'Antino, Maria Eloisa Fama
Teixeira, Rosaní Aparecida Antunes
Título en portugués
Revisão sistemática sobre a relação entre a superimitação, funções executivas e habilidades sociais
Palabras clave en portugués
Cognição Social
Cultura
Educação infantil
Funções executivas
Superimitação
Resumen en portugués
A superimitação está associada à uma atividade socialmente mediada de resolução de problemas em que há uma tendencia em copiar comportamentos relevantes e irrelevantes de um modelo, mesmo quando é possível identificar os comportamentos que são irrelevantes para a tarefa proposta. Este comportamento tem recebido atenção da comunidade cientifica e designes experimentais apresentam associação desta tendencia com mecanismos de transmissão de cultura. Nosso objetivo foi a verificação de possível relação da superimitação com funções cognitivas/ executivas, indicando vulnerabilidades destas últimas em situações em que a superimitação é prevalente. Hipotetizamos que, apesar da superimitação ser uma tarefa de resolução de problema, por estar no campo da aprendizagem social, as funções executivas/ cognitivas não apresentariam relação com este comportamento. Nossa hipótese foi confirmada através de estudos de revisão sistemática. Novos estudos experimentais são necessários para ampliar o conhecimento deste fenômeno
Título en inglés
Systematic review of the relationship between overimitation, executive functions and social skills
Palabras clave en inglés
Child education
Executive functions
Overimitation
Social cognition,Culture
Resumen en inglés
Overimitation is associated with a socially mediated problem-solving activity in which there is a tendency to copy relevant and irrelevant behaviors from a model, even when it is possible to identify behaviors that are irrelevant to the proposed task. This behavior has received attention from the scientific community and experimental designs show association of this trend with mechanisms of culture transmission. Our objective was to verify a possible relationship between overimitation and cognitive/executive functions, indicating vulnerabilities of the latter in situations where over-imitation is prevalent. We hypothesized that, despite overimitation being a problem-solving task, because it is in the field of social learning, executive/cognitive functions would not be related to this behavior. Our hypothesis was confirmed through systematic review studies. New experimental studies are needed to expand the knowledge of this phenomenon
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
pedroso_do.pdf (914.85 Kbytes)
Fecha de Publicación
2023-03-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.