• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2021.tde-09112021-154824
Documento
Autor
Nombre completo
Yulla Christoffersen Knaus
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Mijares, Miriam Garcia (Presidente)
Aoki, Tatiany Honorio Porto
Corchs, Felipe D'Alessandro Ferreira
Hunziker, Maria Helena Leite
Silva, Regina Helena da
Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito
Título en portugués
Criatividade sobre pressão: desempenho de ratas da linhagem High Anxiety-type Behavior no teste de Cavar e Escalar
Palabras clave en portugués
Ansiedade
Fêmeas
Modelos animais
Recombinação de Repertórios
Resumen en portugués
A ansiedade foi selecionada evolutivamente e possui função adaptativa de preparar o indivíduo para ameaças, assim como detectá-las. Quando essas respostas se tornam desajustadas em relação ao ambiente, entretanto, fala-se de transtorno de ansiedade, uma série de condições com padrões comportamentais e fisiológicos parecidos. A ansiedade, patológica ou situacional, impacta a cognição de diversas maneiras, incluindo déficits associados a flexibilidade comportamental e a aquisição de relações discriminativas. O presente estudo buscou investigar se este impacto cognitivo se traduziria em um efeito sobre a capacidade de resolução de problemas, em especial no modelo de recombinação de repertórios. Para tal, ratas (Rattus norvegicus) de linhagens com diferentes perfis de comportamento tipo ansiedade foram submetidas ao protocolo de cavar e escalar. No primeiro Experimento, foi demonstrada a diferença entre linhagens de alta (HAB) e baixa (LAB) ansiedade, assim como entre diferentes qualidades de treino, quanto ao desempenho na situação teste. Animais HAB resolveram o teste com frequência muito menor do que animais LAB. Em seguida, no Experimento II, ajustes à caixa experimental e protocolo foram feitos, visando tornar a tarefa menos aversiva para animais HAB. Embora algumas modificações tenham obtido um efeito positivo sobre a aquisição dos repertórios, o treino de cavar mais extenso resultou em menor taxa de resolução em ambas as linhagens. No Experimento III, manipulações nos níveis de corticosterona circulante foram feitas em animais HAB, LAB e também animais com perfil normal em relação à ansiedade (NAB). Esses animais receberam tratamento em forma de veículo, corticosterona (10 mg/kg) ou metirapona (50 mg/kg), uma droga que bloqueia a síntese e emissão de corticosteróides. Foi observado efeito de CORT na distribuição do cavar e MET na taxa de solução. No Experimento IV, animais HAB foram expostas repetidas vezes à situação de teste, buscando facilitação da solução; esse processo, entretanto, não afetou a taxa de resolução dos animais HAB. Em todos os Experimentos, são discutidos a alocação do e eficácia do comportamento de cavar como medidas do controle do estímulo escada sobre o comportamento de cavar. A partir dos resultados observados, uma curva hipotética de concentração ótima de corticosterona é proposta para a ocorrência de resolução recombinativa, assim como o papel da transferência de controle discriminativo durante a sessão teste
Título en inglés
Criativity under pressure: Performance of High Anxiety-type Behaviour female rats on the Dig & Climb Test
Palabras clave en inglés
Animal models
Anxiety
Females
Interconnection of behaviours
Resumen en inglés
Anxiety was evolutionarily selected and possesses the adaptive function of increasing the odds of an individual detecting threats and being able to deal with them. When these responses become maladapted to the environment, however, Anxiety Disorders take place, a series of conditions with similar behavioural and physiological patterns. Anxiety, whether pathological or situational, impacts cognition in a series of ways, including deficits associated with behavioural flexibility and the acquisition of discriminative relations. The present study sought to investigate if this cognitive impact would translate into an effect upon problem solving ability, specifically upon the interconnection of repertoires model. Thus, female rats (rattus Norvegicus) of different strains with different anxiety like behaviour profiles underwent the dig and climb protocol. In the first Experiment, a difference between high (HAB) and low (LAB) anxiety strains was shown, as well as between different qualities of training, in regard to performance on the test situation. HAB animals solved the problem much less often than LAB animals. In the second Experiment, adjustments to the apparatus and protocol were made, with the objective of making the task less aversive to HAB animals. While some modifications bore a positive effect upon the acquisitions of behaviours, the more extensive digging training resulted in a reduction of solution occurrence for both strains. In Experiment III, the blood concentration of corticosteroids was manipulated in HAB, LAB and normal animals (NAB). These animals received vehicle, corticosterone (10 mg/kg) or metyrapone (50 mg/kg), a drug that stops synthesis and secretion of corticosterone. It was observed that CORT affected the distribution of digging and that MET hindered the occurrence of solution. In Experiment IV, HAB animals were repeatedly exposed to the test situation, searching to facilitate the solution; this process, however, did not affect the rate of solution for HAB animals. For all experiments, allocation and efficacy of digging behaviour are discussed as measures of control of the stimulus stairs of digging behaviour. From the results observed, an optimal corticosterone curve for the occurrence of interconnected solution is proposed, as well as what role discriminative control has during testing
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
knaus_corrigida.pdf (3.15 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-11-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.