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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2024.tde-09042024-161136
Documento
Autor
Nombre completo
Henrique Souza Reis
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Gonçalves, Fábio Leyser (Presidente)
Carvalho Neto, Marcus Bentes de
Mijares, Miriam Garcia
Patiño, Diana Milena Cortes
Título en portugués
Efeitos da Cetamina sobre o aprendizado de reforçadores condicionados e modulação de seu efeito reforçador
Palabras clave en portugués
Cetamina
Condicionamento clássico
Psicofarmacologia
Resumen en portugués
Estudos recentes indicam que a Cetamina, um antagonista não competitivo de receptores glutamatérgicos N-metil-D-aspartato (NMDA), quando aplicada em doses subanestésica, exibe efeito antidepressivo. Este efeito pode ser observado, tanto em ensaios clínicos, como em estudos experimentais utilizando testes de triagem e modelos animais que simulam traços/sintomas característicos deste transtorno. Outros estudos apontam que a ação deste fármaco está intimamente ligada à estimulação de processos de sinaptogênese em diversas áreas do sistema nervoso central, estando associada ao aumento da atividade glutamatérgica e na concentração de receptores AMPA. Estes receptores em conjunto com receptores NMDA, parecem estar relacionados ao processo de aprendizagem do reforço condicionado. Diante da falta de estudos que descrevam de maneira mais detalhada as ações imediatas e prolongadas deste fármaco no processo de aprendizagem de reforçadores condicionados, este estudo propõe-se a avaliar a influência da aplicação da Cetamina sobre esse processo. Para este efeito, foram avaliados os impactos da aplicação da Cetamina (10mg/kg), 24 horas ou 30 minutos, antes das sessões de condicionamento ou de teste. Foram utilizados oito grupos de 10 ratos machos de linhagem wistar cada. Sendo quatro grupos experimentais para os quatro cenários possíveis de aplicação do fármaco, em que a Cetamina foi aplicada 24 horas ou 30 minutos antes das sessões de condicionamento ou 24 horas ou 30 minutos antes das sessões teste, assim como seus respectivos grupos Controle. Foi observado que a Cetamina, quando aplicada 30 minutos antes da sessão de teste, parece exercer um efeito positivo na eficácia de reforçadores condicionados previamente aprendidos. No entanto devido ao estresse provocado pela imobilização e aplicação do fármaco, este efeito poderia corroborar uma possível ação ansiolítica promovida por este fármaco. Já o efeito tardio da aplicação da Cetamina, com 24 horas de antecedência, nas sessões de teste pareceu impactar negativamente na eficácia de reforçadores condicionados previamente aprendidos. O efeito da aplicação de Cetamina de forma imediata ou tardia na etapa de condicionamento não pareceu exercer impacto significativo sobre este processo.
Título en inglés
Effects of Ketamine on the learning of conditioned reinforcers and modulation of its reinforcing effect
Palabras clave en inglés
Classic conditioning
Ketamine
Psychopharmacology
Resumen en inglés
Recent data indicate that Ketamine, a non-competitive antagonist of N-methyl-D-aspartate (NMDA) glutamatergic receptors, when applied in subanesthetic doses, has an antidepressant effect. This effect can be observed both in clinical trials and in Experimental studies using screening tests and animal models that simulate traits/symptoms characteristic of this disorder. Other studies indicate that the action of this drug is closely linked to the stimulation of synaptogenesis processes in various areas of the central nervous system, being associated with an increase in glutamatergic activity and in the concentration of AMPA receptors. These receptors, together with NMDA receptors, seem to be related to the learning process of conditioned reinforcement. Given the lack of studies describing in more detail the immediate and prolonged actions of this drug on the learning process of conditioned reinforcers, this study aims to evaluate the influence of the application of Ketamine on this process. To this end, the impact of applying Ketamine (10mg/kg) 24 hours or 30 minutes before the conditioning or test sessions was evaluated. Eight groups of 10 male Wistar rats each were used. There were four Experimental groups for the four possible drug application scenarios, in which Ketamine was applied 24 hours or 30 minutes before the conditioning sessions or 24 hours or 30 minutes before the test sessions, as well as their respective control groups. It was observed that Ketamine, when applied 30 minutes before the test session, seems to have a positive effect on the effectiveness of previously learned conditioned reinforcers. However, due to the stress caused by the immobilization and application of the drug, this effect could corroborate a possible anxiolytic action promoted by this drug. On the other hand, the delayed effect of applying Ketamine 24 hours before the test sessions seemed to have a negative impact on the effectiveness of previously learned conditioned reinforcers. The effect of applying Ketamine immediately or late in the conditioning stage did not seem to have a significant impact on this process.
 
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Fecha de Publicación
2024-04-09
 
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