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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2023.tde-08042024-172007
Documento
Autor
Nome completo
Giovana Pascoali Rodovanski
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Costa, Marcelo Fernandes da (Presidente)
Henriques, Leonardo Dutra
Moran, Cristiane Aparecida
Moreira, Rafaela Silva
Ventura, Dora Selma Fix
Zimmermann, Anita
Título em português
Bateria de testes da função visual de comportamentos oculomotores: dados normativos e comparativos de recém-nascidos prematuros e termos brasileiros
Palavras-chave em português
Escore do teste
Instrumento óptico
Prematuro
Recém-nascido
Visão
Resumo em português
A finalidade desta tese resultou na criação de três estudos, os quais foram dispostos em capítulos. No primeiro artigo, o objetivo foi revisar de forma sistemático a literatura científica atual e identificar as ferramentas de avaliação das funções visuais para recém-nascidos e lactentes prematuros entre 0 a 12 meses de vida. O instrumento mais utilizado foram os cartões de acuidade de Teller, que avalia a função de acuidade visual, componente amplamente avaliado na maioria dos estudos incluídos na revisão. No segundo capítulo encontra-se o artigo principal deste trabalho, que teve o objetivo de fornecer uma referência normativa quanto ao desenvolvimento das funções visuais de recém-nascidos prematuros e termo brasileiros, internados na unidade de terapia intensiva neonatal ou alojamento conjunto, avaliados com uma bateria de testes da função visual. Os dados de 125 recém-nascidos viabilizaram a criação de normas brasileiras sobre o desenvolvimento das funções de movimentos oculares, fixação, rastreamento visual, discriminação de listras e atenção à distância. No terceiro estudo o objetivo envolveu comparar os escores das funções visuais avaliadas pela bateria de testes da função visual entre recém-nascidos prematuros e termos e correlacionar com os fatores preditivos do nascimento prematuro. Com a utilização da bateria de testes da função visual, encontramos diferenças estatisticamente significativas entre os grupos prematuro e termo, com menores pontuações para idades gestacionais < de 37 semanas.
Título em inglês
Battery of visual function tests of oculomotor behaviors: normative and comparative data from Brazilian premature and term infants
Palavras-chave em inglês
Newborn
Optical instrument
Premature
Test score.
Vision
Resumo em inglês
The purpose of this thesis resulted in the creation of three studies, which were arranged into chapters. In the first article, the objective was to systematically review the current scientific literature and identify instruments for assessing visual functions for newborns and infants premature between 0 and 12 months of age. The most used instrument was the Teller acuity cards, which evaluates the visual acuity function, a component widely evaluated in most of the studies included in the review. The second chapter contains the main article of this study, which aimed to provide a normative reference regarding the development of visual functions of Brazilian premature and full-term newborns, admitted to the neonatal intensive care unit or maternity, evaluated with a battery of visual function tests. Data from 125 newborns made it possible to create Brazilian standards on the development of eye movement, fixation, visual tracking, stripe discrimination and distance attention functions. In the third study, the objective involved comparing the visual function scores assessed by the visual function test battery between premature and full-term newborns and correlating them with the predictive factors of premature birth. Using the battery of visual function tests, we found statistically significant differences between the premature and full-term groups, with lower scores for gestational ages < 37 weeks.
 
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Data de Publicação
2024-04-08
 
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