• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2021.tde-06092021-155751
Documento
Autor
Nome completo
Érica da Cruz Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Rocca, Cristiana Castanho de Almeida (Presidente)
Avoglia, Hilda Rosa Capelão
Caetano, Sheila Cavalcante
Título em português
Perfil da personalidade de crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno de Ansiedade: sob olhar materno
Palavras-chave em português
Experiência familiar
Personalidade
Saúde emocional
Transtorno de ansiedade
Resumo em português
A literatura sugere que as características de personalidade são formadas a partir de variáveis que se destacam ao longo do desenvolvimento da criança, podendo envolver temperamento, identidade, manifestações afetivas e formas de contato social. Este trabalho propôs comparar as características no desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno de Ansiedade (TA) e um grupo controle, composto por crianças e adolescentes sem qualquer diagnóstico psiquiátrico. A amostra foi compreendida por 92 sujeitos, sendo eles 47 do grupo clínico (GCLIN - 24 crianças e adolescentes, e 23 mães) e 45 do grupo controle (GCON - 24 crianças e adolescentes, e 21 mães), jovens com idade entre 8 a 17 anos e 11 meses. Para a caracterização dos sujeitos, os indivíduos passaram por investigação psiquiátrica (MASC-2; CBCL e SRQ-20), avaliação de nível intelectual das crianças e adolescentes (WASI) e quanto a personalidade (PIC-2 e EPQ-J). Foi realizada a análise dos aspectos de personalidade com as variáveis sociodemográficas, quais sejam: condições de saúde e nível socioeconômico das mães; sintomas de ansiedade da criança e quoeficiente intelectual. Os resultados apontaram para características de personalidade das crianças e adolescentes do GCLIN, um perfil retraído e reservado, no qual desconfiam dos impulsos do momento e procuram ambientes mais calmos, com evitação das interações com pares. Enquanto os jovens do GCON mantiveram presença de sintomas internalizantes e externalizantes dentro da média, com perfil mais falante, sociáveis e disponibilidade para fazer amigos e manter relações sociais. Ademais, verificou-se que problemas psicoemocionais das mães geram impactos na percepção que elas possuem sobre seus filhos, quanto a ansiedade e características de ajustamento; a partir disso, pensou-se em processos interventivos com as mães do GCLIN
Título em inglês
Personality profile of children and adolescents diagnosed with Anxiety Disorder: under the maternal eye
Palavras-chave em inglês
Anxiety disorder
Emotional health
Family experience
Personality
Resumo em inglês
The literature suggests that personality characteristics are formed from variables that stand outthroughout the child's development, which may involve temperament, identity, affectivemanifestations and forms of social contact. This work proposed to compare the personalitydevelopment characteristics of children and adolescents diagnosed with Anxiety Disorder(ED) and a control group, composed of children and adolescents without any psychiatricdiagnosis. The sample was comprised of 92 subjects, 47 from the clinical group (GCLIN - 24children and adolescents, and 23 mothers) and 45 from the control group (GCON - 24children and adolescents, and 21 mothers), young people aged 8 to 17 years and 11 months.For the characterization of the subjects, the individuals underwent psychiatric investigation,intellectual level assessment and regarding the personality, in which the mothers responded tothe Personality Inventory for Children, second edition (PIC-2), which comprehensivelycontemplates the mapping of the children. dimensions of behavioral, emotional, cognitive andinterpersonal adjustment. Personality aspects were analyzed using sociodemographicvariables, namely: health conditions and socioeconomic status of the mothers; child anxietysymptoms and intellectual coefficient. The results pointed to personality characteristics ofchildren and adolescents at GCLIN, a withdrawn and reserved profile, in which they aresuspicious of the impulses of the moment and seek calmer environments, avoidinginteractions with peers. While the GCLIN youngsters, they maintained the presence ofinternalizing and externalizing symptoms within the average, with a more talkative, sociableprofile and availability to make friends and maintain social relationships. In addition, it wasfound that mothers' psycho-emotional problems have an impact on their perception of theirchildren, regarding anxiety and adjustment characteristics
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
santos_corrigida.pdf (3.50 Mbytes)
Data de Publicação
2021-09-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.