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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2021.tde-03122021-170824
Document
Auteur
Nom complet
Charles Desena Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Titre en portugais
Um estudo experimental sobre a produção e o processamento de gestos manuais acompanhados da fala no aprendizado de línguas e no ensino de ciências
Resumé en portugais
Nas duas últimas décadas, produziu-se um enorme corpus de evidências da contribuição da gesticulação manual para o ensino-aprendizagem de diversas áreas do conhecimento. Abordagens incorporadas da cognição humana têm procurado elaborar modelos cognitivos que expliquem o fenômeno. Com a tecnologia hoje disponível, é possível acompanhar em tempo real processamentos cognitivos ocorrendo no sistema nervoso central. No entanto, pouco se sabe ainda sobre os processos neurocognitivos de integração linguística dos gestos. Para situarmos nosso objeto de estudo e encaminharmos nossa problemática, abordamos na introdução deste trabalho as principais contribuições da literatura para a compreensão atual da origem e do processamento visual, linguístico e cognitivo da gesticulação manual conversacional. Trazemos também as principais tipologias e modelos cognitivos de sua produção. Dados experimentais de trabalhos anteriores de nosso grupo de pesquisa mostraram que gestos manuais beneficiam a compreensão de narrativas por estudantes de língua estrangeira sem, contudo, demandarem alocação aberta da atenção. Como estudo complementar, exploramos experimentalmente no presente trabalho o impacto da gesticulação manual na produção de narrativas em língua estrangeira. Avaliamos alterações em diferentes parâmetros linguístico-discursivos das produções narrativas sob controle da gesticulação manual durante a realização da tarefa experimental de produção narrativa. Também a partir de dados experimentais de trabalhos anteriores de nosso grupo de pesquisa, hipotetizamos que gestos manuais acompanhados da fala sejam processados mojoritariamente por visão periférica. Buscamos testar nossa hipótese avaliando experimentalmente durante a apresentação de uma aula de ciências o impacto da gesticulação manual da professora em ambos o comportamento ocular de aprendizes e o seu desempenho em tarefa de aprendizagem. Esperamos contribuir para modelos teóricos, bem como para modelos experimentais de investigação de processos neurocognitivos da gesticulação manual
Titre en anglais
Not informed by the author
Resumé en anglais
In the last two decades, a great body of evidence has been produced of the contribution of manual gesticulation to the teaching-learning process of different areas of knowledge. Embodied approaches to human cognition have sought to develop cognitive models to explain the phenomenon. Recent technology has made it possible to track realtime cognitive processing in the central nervous system. However, little is known about the neurocognitive processes of linguistic integration of gestures. In the introduction, we address the main contributions of the literature to the current understanding of the origin and of the visual, linguistic and cognitive processing of conversational manual gesticulation. We also address the main typologies and cognitive models of its production. Experimental data from previous works by our research group have shown that manual gestures benefit narrative comprehension by foreign language students, without requiring visual attention allocation to the gestural field. As a complementary study, we experimentally explored in this work the impact of hand gestures on the production of narratives in a foreign language. We evaluated changes in different linguistic-discursive parameters of narrative productions under manual gesticulation control. Also based on experimental data from previous works by our research group, we hypothesize that manual gestures accompanied by speech are processed mainly by peripheral vision. We tried to test our hypothesis by experimentally evaluating during the presentation of a science class the impact of the teacher's manual gesticulation on both the learners' eye movement and their performance in a learning task. We hope to contribute to theoretical and experimental models of investigation of neurocognitive processes of manual gesticulation
 
Date de Publication
2021-12-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
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