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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2021.tde-28042021-184232
Document
Auteur
Nom complet
Aline Librelotto Rubin
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Mandelbaum, Belinda Piltcher Haber (Président)
Kupermann, Daniel
Matheus, Tiago Luis Corbisier
Oliveira, Carmen Lúcia Montechi Valladares de
Rosa, Miriam Debieux
Tarelow, Gustavo Querodia
Titre en portugais
Uma psicanálise para a subversão: a produção psicanalítica brasileira e o discurso (sobre o) adolescente em tempos ditatoriais (1964-1985)
Mots-clés en portugais
Adolescência
Ditadura civil-militar brasileira
Formação analítica
Produção psicanalítica
Resumé en portugais
Com o intuito contribuir com os estudos historiográficos da Psicanálise no Brasil, esta tese analisa o discurso psicanalítico sobre a adolescência e o comportamento juvenil, entendendoo como um importante revelador da relação que a Psicanálise estabeleceu com seu contexto social durante o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Tomando as publicações psicanalíticas como via de investigação histórica, este trabalho traz um panorama sobre a produção psicanalítica brasileira no período estudado, visando nomear as diferentes filiações institucionais, assim como os diferentes grupos e gerações que disputaram os principais temas emergentes no universo psicanalítico daquele momento. A partir da análise das diversas narrativas presentes na produção psicanalítica selecionada, destacamos os principais articuladores teóricos utilizados para pensar a adolescência e as suas manifestações na sociedade, como a delinquência, o protesto juvenil e o conflito de gerações. Os movimentos de resistência política e cultural da juventude tiveram um papel central na sociedade do período e transformaram-se em foco privilegiado da atenção tanto do Estado, como também dos saberes e práticas psicanalíticas. Buscamos refletir como a Psicanálise, ao se aproximar de um modelo de discurso científico, acaba se transformando em um aparato discursivo que neutraliza duplamente a subversão, a sua própria e também a do discurso adolescente. Por último, demonstramos como o sistema de formação analítica tradicional, valendo-se de semelhante discurso, enquadrou o candidato normal e seu futuro como analista, assim como o fez com a desejada normalidade do jovem na sociedade
Titre en anglais
A psychoanalysis for subversion: the brazilian psychoanalytic production and the discourse about the adolescent in dictatorial times (1964-1985)
Mots-clés en anglais
Adolescence
Analytic training
Civil-military dictatorship
Psychoanalytic production
Resumé en anglais
In order to contribute to the historiographic studies of Psychoanalysis in Brazil, this thesis analyses the psychoanalytic discourse on adolescence and youth behaviour, understanding it as an important way to reveal the relation that Psychoanalysis established with its social context during the period of the civil-military dictatorship Brazilian (1964-1985). Taking psychoanalytical publications as a means of historical investigation, this work provides an overview of Brazilian psychoanalytic production in the studied period, aiming to name the different institutional affiliations, as well as the different groups and generations that disputed the main themes emerging in the psychoanalytic universe from that time. From the analysis of the various narratives present in psychoanalytic production, we have highlighted the main theoretical articulators used to think about adolescence and its manifestations in society, such as delinquency, youth protest and the generational conflict. The political and cultural resistance movements of youth played a central role in society of the time and became a privileged focus of attention of the State, as well as of the psychoanalytic knowledge and practices. We have sought to reflect how Psychoanalysis, when approaching a model of scientific discourse, ended up transforming itself into a discursive apparatus that doubly neutralized subversion, its own and also that of adolescent discourse. Lastly, we have aimed to demonstrate how the traditional analytical training system, using a similar discourse, framed the normal candidate and his future as an analyst, just as it did with the desired normality of young people in society
 
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Rubin_corrigida.pdf (4.21 Mbytes)
Date de Publication
2021-04-30
 
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