Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2003.tde-24112022-103630
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Augusto Colaço Monte Alegre
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Chiarottino, Zelia Ramozzi (Presidente)
Mello, Sylvia Leser de
Souza, Maria Thereza Costa Coelho de
Título em português
A cegueira e a visão do pensamento
Palavras-chave em português
Deficiente visual
Desenvolvimento cognitivo
Inclusão escolar
Necessidades educativas especiais,Jean Piaget 1896-1980
Representação social
Resumo em português
Esta pesquisa inicia sua base teórica apresentando considerações sobre as expressões dos autores Eurípedes, em "as Bacantes" e Diderot, em "Carta sobre os cegos para uso dos que vêem", interpretando alguns aspectos como uma representação valorizadora de indivíduos ou personagens cegos. Realiza, em seguida, por um enfoque Piagetiano, uma apresentação de conhecimentos extraídos de uma bibliografia afim, sobre aspectos cognitivos, afetivos e sociais do desenvolvimento das pessoas deficientes visuais, desde o nascimento até a juventude. Aborda-se, também, estudos sobre os aspectos escolares dos processos de busca de íntegração de deficientes visuais no Brasil. Finalizando o embasamento teórico apresentam-se discussões sobre o entendimento de como se dá o processo de construção do conhecimento nas pessoas cegas.A partir desta base e tendo em vista que um dos campos mais fundamentais de oferta ou de carência do atendimento das necessidades especiais das pessoas deficientes é a escola, investigou-se a representação social de crianças cegas da primeira à quarta séries do ensino público da cidade de São Paulo. Procedeu-se um estudo de casos exploratório de docentes de sala de recursos especializados em deficiência visual, professores de classe comum com apoio de sala de recursos e de escolas sem qualquer apoio especializado.)Revelou-se que o período de início do trabalho com as crianças deficientes visuais foi permeado por sentimentos de medo, angústia, desespero, etc e desconhecimento dos procedimentos pedagógicos a aplicar na sala comum.Os professores de sala de apoio entrevistados foram aqueles que manifestaram maior confiança na afirmação das necessidades educacionais especiais destes alunos. Os docentes de escola sem apoio especializado realizaram algumas soluções pedagógicas criativas e expressaram grande interesse e boas relações afetivas com seus alunos deficientes visuais. Apesar da evolução afetíva na relação com a criança, seu despreparo amplo permaneceu gerando vivências de frustração e culpa pela atuação profissional insuficiente comparativamente à criança dotada de visão.Os docentes de sala regular com apoio especializado na própria escola foram aqueles que menos se manifestaram a respeito das necessidades das crianças cegas: transferiram a incumbência dos conhecimentos sobre o aluno cego para o professor especializado.Todos os docentes expressaram a participação fundamental de uma Associação não-governamental paulistana de apoio a deficientes visuais, como provedora de suportes embasadores de necessidades especiais. Isto ressalta a ausência do Poder Público nesta área
Título em inglês
Blindness and vision of thought
Palavras-chave em inglês
Cognitive development
Jean Piaget 1896-1980
School inclusion
Social representation
Special educational needs
Visually impaired
Resumo em inglês
This research study initiates its theoretical basis by presenting considerations upon utterances, by authors Euripedes in "The Baccants" and Diderot in "Letter on the blind for the use of those who see" and interpreting some aspects as being an appreciative representation of blind individuals on characters. Next, based on Piaget's theory it goes on to make a presentation of pieces of knowledge extracted from some literature therein approaching cognitive, affective and social aspects concerning the visually handicapped from birth to youth. Studies concerning schooling aspects of processes of search for integration of visually handicapped in Brazil -or approached as well. To finalize the theoretícal basing, discussions regarding the understanding as to how the knowledge constructíon process evolves in blind people.From this basis and consideríng that one of the most fundamental fields of offer or of lack regarding the assistance to handicapped people's needs is the school, the representation of first - to fourth-grade blind children in public schools in the city of São Paulo was investigated. An exploratory case study was carried out targeting "visual handicap special aids room" teachers, teachers in commom classrooms supported by "special aids rooms" and teachers in schools bering no special support. It was shown that the initial period of work with visually handicapped children was premiated by feelings of fear, anguish, despair, etc, besides lack of knowledge regarding pedagogical procedures to be applied in the common classroom.The support room teachers interviewed were those who prevented the greatest confidence in the assertion of special educational needs of this students. Teachers in schools bearing no special support worked out a few creative pedagogical solutions and expressed great interest in and good affective relations with their visually handicapped students. . Despite the affective evolution and the relation with the child, their wide lack of preparation kept on generating experiences of frustration and guilt stemming from insuficient professional action in comparison with the case of the vision-bearing child. The special-support-backed regular room teachers in the same school were those who least referred to blind children's needs: they transferred the responsability of knowledge about the blind student to the expert teacher.All teachers referred to the fundamental participation of a São Paulo non-government association for support to visually handicapped people as a provider of forms of basing support to especial needs. This fact stresses the absence of the Public Power in this area
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Data de Publicação
2022-11-24