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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-18042023-153340
Documento
Autor
Nome completo
Bruna Lanzoni Muñoz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Santos, Alessandro de Oliveira dos (Presidente)
Machado, Adriana Marcondes
Schucman, Lia Vainer
Título em português
Bem-estar subjetivo dos estudantes universitários: uma análise do caso USP
Palavras-chave em português
Ações afirmativas
Bem-estar subjetivo
Estudantes universitários
Estudo de caso
Relações raciais
Resumo em português
O presente trabalho faz parte de um estudo maior que tem como objetivo descrever e analisar os Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior, e que tem como objeto a investigação do bem-estar subjetivo (BES) de estudantes negros e não negros, descrevendo e analisando aspectos como satisfação com a vida e afetos positivos e negativos. Não existiam, até o momento, estudos de BES em contexto brasileiro que incluíam a categoria raça em suas análises. Trata-se de uma investigação de caráter exploratório com base na coleta e análise de dados sobre o BES de estudantes negros e não negros da USP, de modo a aprofundar e complementar as análises e resultados do estudo maior. Os dados foram comparados e analisados conforme sexo-gênero, raça-etnia e renda dos alunos, a fim de produzir um diagnóstico sobre possíveis diferenças entre as vivências universitárias dos estudantes conforme tais marcadores sociais. Verificou-se que a adoção das políticas de fomento ao acesso no Ensino Superior mudou a composição étnico-racial discente na Universidade, mas não o modo dessa instituição operar, onde os mecanismos de exclusão apenas se tornaram mais sutis, embora não menos perversos. Este estudo está em consonância com o compromisso em alcançar maior justiça e equidade social, contribuindo para a formação de pesquisadores e psicólogos constantemente interpelados pela construção de uma sociedade livre das desigualdades e discriminações, do racismo e de seus efeitos psicossociais. As mudanças devem acontecer a partir de diversas frentes, entre elas a própria Universidade, já que, ao fornecer dados que permitam um diagnóstico dos níveis de Bem-Estar Subjetivo bem como das vivências dos estudantes aqui investigadas, podemos contribuir para que se adotem medidas que efetivem, de fato, o direito à universidade e ao bem viver.
Título em inglês
Not informed
Palavras-chave em inglês
Affirmative actions
Case study
Race relations
Subjective well-being
University students
Resumo em inglês
This present work is part of a larger study that aims to describe and analyze the Limits and possibilities for the good living of black students in higher education institutions. Its specific object is the investigation of Subjective Well-Being (SWB) of black and nonblack students, describing and analyzing aspects such as satisfaction with life and positive and negative effects. Until now, there were no SWB studies in the Brazilian context that included the race category in their analyses. This is an exploratory investigation based on the collection and analysis of data on SWB from black and non-black students at USP, to deepen and complement the analyzes and results for the larger study. The data were analyzed according to sex-gender, race, and students income, to produce a diagnosis of possible differences among the university experiences of students according to these social markers. It was found that the adoption of policies to encourage access to Higher Education changed the ethnic-racial composition of students at the University, but not its way of operating, where exclusion mechanisms only became more subtle, although no less perverse. This study is in line with the commitment to achieve greater justice and social equity, contributing to the training of researchers and psychologists constantly challenged by the construction of a society free of inequalities, discrimination, racism, and its psychosocial effects. Changes must take place from different fronts, including the University itself. By providing data that allow a diagnosis of the levels of subjective WellBeing and the experiences of the students investigated here, we can contribute to the adoption of measures that effectively provide the right to access University and to good living
 
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munoz_corrigida.pdf (3.30 Mbytes)
Data de Publicação
2023-04-18
 
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