• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-17012023-130010
Documento
Autor
Nome completo
Priscila Marçal Fer
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Andriolo, Arley (Presidente)
Alvarenga, Cérise
Bleicher, Tais
Título em português
Arte e cultura na política e ações de assistência estudantil na universidade pública: uma via para a permanência?
Palavras-chave em português
Arte e cultura
Assistência e permanência estudantil
Capital cultural
Estética social
Psicologia social
Resumo em português
Esta pesquisa se insere no âmbito das ações voltadas à permanência estudantil que partem do campo artístico-cultural. Utiliza, como ponto de partida para seu desenvolvimento, o eixo cultura presente no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O trabalho propõe estabelecer preliminarmente a relação entre permanência estudantil e arte/cultura e, verificar quais sentidos podem permear as ações desta natureza nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Recorre à bibliografia sobre o desenvolvimento das preocupações acerca da cultura ao longo da história e sobre as concepções do termo a partir de diferentes visões, além de contextualizar sobre acesso e assistência/permanência estudantil no Brasil. Utiliza a pesquisa em fontes documentais ao se lançar na leitura interpretativa de editais de fomento à arte e cultura e de uma coletânea de contos em uma universidade federal de São Paulo. Os conceitos de capital cultural e habitus de Pierre Bourdieu, experiência estética e estética social trabalhados por Arnold Berleant compõem algumas das reflexões realizadas. Como achados da pesquisa temos que a intersecção de arte/cultura e permanência estudantil é tema pouco explorado na literatura; não há um conceito de cultura unificado e amplamente utilizado na contemporaneidade; a visão antropológica de cultura auxilia na promoção da inclusão de estudantes de variados contextos por meio da valorização da diversidade; concepções distintas de cultura podem articular noções hierárquicas e de exclusão e o mesmo ocorre no campo das artes; a estética, a experiência estética e a estética social são importantes vias para construção da alteridade por meio da experiência do corpo em sua dimensão sensível, o que mostra ser bastante necessário no recorte da permanência estudantil e da universidade federal brasileira
Título em inglês
Art and culture in student assistances policy and actions in the public university: a way for permanence?
Palavras-chave em inglês
Art and culture
Cultural capital, Social aesthetics
Social psychology
Student assistance and permanence
Resumo em inglês
This research falls within the scope of the actions aimed at student permanence in the artistic-cultural field. It uses, as a starting point for its development, the "culture" axis present in the National Program of Student Assistance (PNAES). It proposes to preliminarily establish the relationship between "student permanence" and "art/culture" and, to verify which meanings may permeate the actions of this nature in the Federal Institutions of Higher Education (IFES). It resorts to bibliography about the development of "concerns about culture" throughout History and about the conceptions of the term from different visions, in addition to contextualizing access and student assistance/permanence in Brazil. It uses the research in documental sources when diving into the interpretative reading of edicts of fomentation to art and culture and of a short story collection in a federal university from São Paulo. The concepts of "cultural capital" and "habitus" by Pierre Bourdieu, "aesthetic experience" and "social aesthetics" by Arnold Berleant are linked with the reflections made in this research. We can conclude from this study that the intersection of art/culture and student permanence is a theme little explored in the literature; there is no unified and widely used concept of culture in present days; the anthropological view of culture helps in promoting the inclusion of students from different backgrounds by valuing diversity; different conceptions of culture may articulate hierarchical and exclusion notions, and the same occurs in the field of arts; aesthetics, aesthetic experience, and social aesthetics are important ways to build alterity through the experience of the body in its sensible dimension, which shows to be quite necessary in the context of student permanence and the Brazilian federal university
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
fer_corrigida.pdf (19.17 Mbytes)
Data de Publicação
2023-01-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.