• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-17012023-112926
Documento
Autor
Nome completo
Davi Alexander Boruszewski
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Scarcelli, Ianni Regia (Presidente)
Romão, Tatiana Alves
Sekkel, Marie Claire
Título em português
Práticas institucionais em cursinhos pré-vestibulares e sofrimento psíquico de estudantes sob a perspectiva de uma experiência docente
Palavras-chave em português
Cursos pré-vestibulares
Estudantes
Sofrimento
Resumo em português
A presente dissertação trata das relações entre mecanismos institucionais e pedagógicos de cursos pré-vestibulares e o sofrimento psíquico dos estudantes. Tais relações foram sistematizadas e refletidas a partir de uma experiência como professor de cursos preparatórios para exames vestibulares. Esta experiência refere-se a aulas de Sociologia e Filosofia, ministradas durante um período de aproximadamente cinco anos, em instituições que oferecem os tipos de curso mencionados. Durante essas aulas, foi comum que alguns alunos estabelecessem relações entre os conceitos apresentados no conteúdo programático desses componentes curriculares com o seu cotidiano escolar. Esse estudo parte da perspectiva analítica que demonstra que tais tensões não são apenas casos individuais ou isolados de sofrimento, mas resultado de uma conjuntura social específica do século XXI, em que a competição pelas poucas vagas em instituições consideradas de prestígio leva alguns adolescentes a uma relação entre sofrimento psíquico e concorrência colocada por esses cursos. Constatou-se que os relatos apontam estratégias de adaptação ou enfrentamento e podem sugerir que um grupo considerável de alunos não compreende o processo pedagógico de maneira passiva e dócil. Foram identificados mecanismos institucionais produtores de sofrimento a partir de relatos dos estudantes bem como formas variadas de sofrimento e habilidades de resistência estudantil, que acabaram por revelar diversas tensões psíquicas.
Título em inglês
Not informed
Palavras-chave em inglês
Pre-university courses
Students
Suffering
Resumo em inglês
The present dissertation deals with the relationship between institutional and pedagogical mechanisms of pre-university courses and the psychic suffering of students. Such relationships were systematized and reflected from an experience as a teacher of preparatory courses for entrance exams. This experience refers to Sociology and Philosophy classes, given over a period of approximately five years, in institutions that offer the types of courses mentioned. During these classes, it was common for some students to establish relationships between the concepts presented in the syllabus of these curricular components with their school routine. This study starts from the analytical perspective that demonstrates that such tensions are not just individual or isolated cases of suffering, but the result of a specific social conjuncture of the 21st century, in which the competition for the few places in institutions considered prestigious leads some adolescents to a relationship between psychic suffering and competition posed by these courses. It was found is some that the adaptation or coping strategies may suggest that a considerable group of students does not understand the pedagogical process in a passive and docile way. Institutional mechanisms that produce suffering were identified from student reports as well as different forms of suffering and student resistance skills, which ended up revealing several psychic tensions
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.