• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2023.tde-11092023-161406
Document
Auteur
Nom complet
Cecilia Maria Valentim Teixeira Coelho
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Andriolo, Arley (Président)
Cintra, Fabio Cardozo de Mello
Massola, Gustavo Martineli
Silva, Helena Maria Ferreira Rodrigues da
Simao, Livia Mathias
Titre en portugais
O que acontece quando a gente canta junto? ou A sensibilidade compartilhada pelo cantar junto: um estudo sobre suas implicações no campo da estética social
Mots-clés en portugais
Bem-estar
Canto em conjunto
Comunidade estética
Estética social
Fenomenologia
Música
Psicologia social
Sensibilidade
Resumé en portugais
A partilha da sensibilidade pelo cantar junto e suas implicações no campo da Estética Social é o tema deste estudo. Fundamentado na compreensão fenomenológica de Merleau-Ponty e no método fenomenológico, as estratégias para seu desenvolvimento basearam-se na realização de oficinas de canto realizadas no Brasil e em Portugal, nas quais acumulei os papéis de condutora e pesquisadora, em uma agência que me permitiu criar, conjuntamente com os participantes, os caminhos percorridos. Dos relatos de suas experiências, descritos a cada encontro em diários de bordo, colhi os dados e categorias que conduziram a argumentação teórica, tecida a partir das proposições de Arnold Berlant sobre Comunidade Estética e da Estética Social; de Georgina Born para uma Estética Social voltada para arte e suas relações com a música; de Tia DeNora, para o entendimento das relações entre música e saúde; e de Steven Feld, para a apreensão do repertório cantado como uma cartografia poética. Os resultados encontrados contribuíram para a compreensão do campo estético constituído por meio da sensibilidade compartilhada por um cantar em comum, no qual o engajamento sensível pôde ocorrer. Da intercorporalidade e intersubjetividade das vozes que se entrelaçaram no espaço do encontro, emergiram os sentimentos de integração, bem-estar e pertencimento, bem como a aquisição pessoal de recursos para a autorregulação e para a corregulação de uma coletividade criada conjuntamente, assim como o cultivo de um sentido de comunidade, que evidenciaram a prática do canto em conjunto como uma "Tecnologia do Nós". Por fim, a formulação da síntese das experiências dos participantes conduziu-me ao Sentido de Liberdade, Sentimento de Conexão e à Liberdade de Conexão, pelos quais arrematei a trama dos argumentos encontrados no âmbito da Estética Social como campo qualitativo das relações humanas.
Titre en anglais
What happens when we sing together? or Sensitivity shared by singing along: a study on its implications in the field of Social Aesthetics
Mots-clés en anglais
Aesthetic community
Music
Phenomenology
Sensibility
Sing-along
Social aesthetics
Social psychology
Well-being
Resumé en anglais
The sharing of sensibility by singing together and its implications in the field of Social Aesthetics is the theme of this study. Grounded on Merleau-Ponty's phenomenological understanding and on the phenomenological method, the strategies for its development were centered on singing workshops held in Brazil and Portugal, in which I accumulated the roles of conductor and researcher, in an agency that allowed me to create with the participants the paths followed. From the reports of their experiences, described at each meeting in logbooks, I gathered data and categories that led to the theoretical argumentation, woven from Arnold Berlant's propositions of Aesthetic Community and Social Aesthetics, from Georgina Born for a Social Aesthetics focused on art and its relations with music; from Tia DeNora, for the understanding of the relations between music and health; and from Steven Feld, for the apprehension of the sung repertoire as a poetic cartography. The results found contributed to the understanding of the aesthetic field constituted through the sensibility shared by a common singing in which the sensible engagement can occur. From the intercorporeality and intersubjectivity of the voices that interlaced themselves in the space of the encounter, emerged feelings of integration, well-being, and belonging, as well as the personal acquisition of resources for self-regulation and for co-regulation of a collectivity created together and the cultivation of a sense of community, which evidenced the practice of singing together as a "Technology of Us". Finally, the formulation of the synthesis of the participants' experiences led me to The Sense of Freedom, The Feeling of Connection, and the Freedom of Connection, through which I wove the weft of the arguments found in the scope of Social Aesthetics as a qualitative field of human relations.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-09-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.