• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2023.tde-11092023-153016
Document
Auteur
Nom complet
Claudia Roberta Bortoletto
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Andriolo, Arley (Président)
Bomfim, Cássia Carrascoza
Nascimento, Andréia Miranda de Moraes
Oliveira, Richard de
Vasconcelos, Esdras Guerreiro
Titre en portugais
O diálogo entre performance musical, experiência estética e stresscoping em vivências musicais de flautistas
Mots-clés en portugais
Coping
Estética
Flautistas
Performance
Stress
Resumé en portugais
Este trabalho almeja conhecer e compreender aspectos que envolvem a performance musical e como ela ocorre no cotidiano de oito flautistas profissionais entrevistados, atuantes principalmente nas esferas do ensino e interpretação, podendo transitar em diferentes contextos no âmbito da música popular brasileira e/ou erudita. Para alcançar esta compreensão e conhecimento, decidiu-se por uma pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica em que as várias experiências de performance musical relatadas pelos músicos, em conjunto com o aporte teórico da tese, auxiliaram na reflexão sobre: (i) estratégias de coping para situações de stress na performance musical e; (ii) as possíveis relações existentes entre performance musical, experiência estética, stress e coping. Os dados da pesquisa foram colhidos através de entrevistas e diário da pesquisadora sobre apresentações musicais on-line de cada participante. Uma vez transcritas as entrevistas, organizamos os trechos utilizados na tese em "Unidades de Reflexão" e resumimos a ideia central das mesmas em "Categorias descritivas" e "Categorias reflexivas". Os resultados demonstraram que, dentre os muitos aspectos que envolvem a performance musical: (i) experiência estética, stress e coping estão inseridos e articulados entre si; (ii) a consciência estética pode ser um caminho para o coping (ou o próprio coping) em situações de stress na prática musical. Por fim, esperamos que o nosso trabalho contribua para as áreas de psicologia social e música com uma pesquisa que traga um outro olhar de aproximação com esta linguagem e que trate da sua produção e reprodução em diferentes contextos.
Titre en anglais
The dialogue between musical performance, aesthetic experience and stresscoping in flutists' musical experiences
Mots-clés en anglais
Aesthetic
Coping
Flutists
Perform
Stress
Resumé en anglais
This work aims to know and understand aspects that involve musical performance and how it occurs in the daily life of eight professional flutists interviewed, active mainly in the spheres of teaching and interpretation, being able to transit in different contexts within the scope of Brazilian popular and/or classical music. In order to achieve this understanding and knowledge, a qualitative research with a phenomenological approach was decided on in which the various experiences of musical performance reported by the musicians, together with the theoretical contribution of the thesis, helped in the reflection on: (i) coping strategies for stressful situations in musical performance and; (ii) the relationships between musical performance, aesthetic experience, stress and coping. Research data were collected through interviews and the researcher's diary about online musical performances by each participant. Once the interviews were transcribed, we organized the excerpts used in the thesis into "Reflection Units" and summarized their central idea into "Descriptive Categories" and "Reflective Categories". The results showed that, among the many aspects that involve musical performance: (i) aesthetic experience, stress and coping are inserted and articulated with each other; (ii) aesthetic awareness can be a way of coping (or coping itself) to stress situations in musical practice. Finally, we hope that our work contributes to the areas of social psychology and music with a research that brings another approach to this language and that deals with its production and reproduction in different contexts.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-09-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.