• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2023.tde-11092023-123829
Document
Auteur
Nom complet
Daniel Augusto de Andrade Pinheiro
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Santos, Alessandro de Oliveira dos (Président)
Barros, Surya Aaronovich Pombo de
Fernandes, Saulo Lüders
Melo, Carlos Vinicius Gomes
Romio, Jackeline Aparecida Ferreira
Titre en portugais
Qualidade de vida acadêmica: um estudo sobre o bem-estar subjetivo de estudantes em relação à vida na universidade
Mots-clés en portugais
Bem-Estar Subjetivo
Estudante
Qualidade de vida
Universidade
Resumé en portugais
Esta pesquisa, é de cunho quantitativo, e tem por objetivo investigar a qualidade de vida na universidade, junto a uma amostra de estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo. Por integrar o estudo maior, intitulado Limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior, usou os dados provenientes do questionário aplicado, para descrever, analisar e associar os índices de Bem-Estar Subjetivo (BES) dos estudantes, frente aspectos sociodemográficos e as experiências de vida na universidade. Na primeira etapa, levantou-se o quantitativo e o percentual da amostra, para depois tratar e analisar os dados com o auxílio do programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 27, o que permitiu identificar índices de satisfação com a vida, afeto positivo e afeto negativo, assim como, o nível de BES por estudante. Na segunda etapa, realizou-se a associação de resultados entre algumas variáveis, com a intenção de caracterizar a qualidade de vida acadêmica (QVA), a partir do perfil dos estudantes e das multidimensões da vida na universidade. Com os resultados da primeira etapa, acerca do perfil da amostra, foi constatado que os estudantes não heterossexuais, com transtorno mental, que estão namorando e ingressos por meio das ações afirmativas, apresentaram os menores níveis de BES. Em relação às questões de vida na universidade, os níveis mais baixos de BES foram dos estudantes que declararam sim, faço uso de algum tipo de substância psicoativa, usam diariamente estas substâncias, nunca praticam exercícios físicos, não fez intercâmbio, os participantes matriculados em cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas e os que informaram Não recebo bolsa ou auxílio pela universidade. Na etapa de discussão dos resultados, foi evidenciado que as priores avaliações sobre a qualidade de vida, estão associados ao perfil de mulheres negras ingressas na universidade por ação afirmativa. Acerca das questões que dizem respeito à vida na universidade, estão associadas aos estudantes que usa substância psicoativa e não faz exercício, os que estiveram frequentemente ou sempre envolvidos/testemunhado/conhecimento por terceiros de situação de discriminação ou preconceito étnico-racial na universidade e dentre os que recebem bolsa ou auxílio, os matriculados em cursos da área de ciências sociais aplicadas. Uma vez que o BES caracteriza a dimensão subjetiva da qualidade de vida, o grau de satisfação com o domínio da vida na universidade definirá a QVA. Desta forma, entende-se que a expressiva insatisfação dos estudantes com a qualidade geral de suas vidas, está relacionado a ausência de experiências que gerem emoções positivas no contexto pessoal e acadêmico.
Titre en anglais
Quality of academic life: a study on the subjective well-being of students in relation to university life
Mots-clés en anglais
Quality of life
Student
Subjective Well-Being
University
Resumé en anglais
This research is quantitative and aims to investigate the quality of life at the university, with a sample of undergraduate and graduate students from the University of São Paulo. As part of the larger study entitled Limits and possibilities for the well-being of black students in higher education institutions, it used data from the applied questionnaire to describe, analyze and associate the Subjective Well-Being (BES) indices of students, considering sociodemographic aspects and university life experiences. In the first stage, the number and percentage of the sample were surveyed, and then the data were processed and analyzed with the help of the Statistical Package for Social Sciences (SPSS), version 27, which made it possible to identify indices of 'satisfaction with life' ', 'positive affect' and 'negative affect', as well as the SWB level per student. In the second stage, the association of results between some variables was carried out, with the intention of characterizing the quality of academic life (QVA), based on the profile of the students and the multidimensions of life at the university. With the results of the first stage, about the profile of the sample, it was verified that the non-heterosexual students, with mental disorder, who are dating and entered through affirmative actions, presented the lowest levels of SWB. Regarding university life issues, the lowest levels of SWB were from students who declared yes, I use some type of psychoactive substance, use these substances daily, never practice physical exercises, did not exchange, participants enrolled in courses in the area of Applied Social Sciences and those who informed I do not receive a scholarship or aid from the university. In the discussion stage of the results, it was evidenced that the highest evaluations on the quality of life are associated with the profile of black women who entered the university through affirmative action. With regard to issues related to life at the university, they are associated with students who use psychoactive substances and do not exercise, those who were often or always involved/witnessed/knowledge by third parties of a situation of discrimination or ethnic-racial prejudice at the university and among those who receive a scholarship or assistance, those enrolled in courses in the area of applied social sciences. Since the SWB characterizes the subjective dimension of quality of life, the degree of satisfaction with the domain of university life will define the QOL. In this way, it is understood that the expressive dissatisfaction of students with the general quality of their lives is related to the absence of experiences that generate positive emotions in the personal and academic context.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-09-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.