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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-10122020-144547
Documento
Autor
Nome completo
Josiane Regina Monteiro da Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Paiva, Geraldo Jose de (Presidente)
Fontes, Fatima Cristina Costa
Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Lotufo Neto, Francisco
Massih, Eliana
Zangari, Wellington
Título em português
Identidade docente confessional: um estudo à luz da teoria do self diálogo
Palavras-chave em português
Ciência e religião
Dinâmicas intrapessoais
Identidade docente
Psicologia da religião
Teoria do self dialógico
Resumo em português
Este trabalho se inscreve no âmbito da psicologia social da religião, adotando como quadro de referência a Teoria do Self Dialógico (TSD) que desde seu início, na década de 1990, vem esposando uma perspectiva cultural. Esta teoria aponta o caráter plural do self, assim como sua natureza multiposicionada e multivocalizada, e vem se desenvolvendo no sentido de consolidar uma compreensão da mutualidade constitutiva self-cultura. A pesquisa teve como objetivo geral explorar a identidade docente situada num contexto confessional, buscando uma aproximação à estrutura e organização do self dialógico. O método partiu de uma abordagem hermenêutica com recurso à utilização de narrativas que emergiram no contexto de um encontro para interação dialógica. O encontro foi norteado por um roteiro estruturado em três momentos visando a montagem do Repertório de Posições da Identidade Docente, a apresentação das posições e de suas mútuas relações, e a exteriorização de diálogos sobre ciência e religião. O campo empírico foi o Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, onde participaram vinte docentes de ambos os sexos. A análise envolveu a organização dos participantes em três grupos conforme tempo de docência, a categorização das posições dos repertórios e uma sequência procedimental analítica criada a partir de quatro binômios, monólogo-diálogo, assimetria-simetria, conflito-ambivalência, estabilidade-mudança, visando acessar e caracterizar as dinâmicas intrapessoais. Os resultados indicam que a identidade docente confessional se estrutura num conjunto de posições pessoais e sociais, especificamente familiares, acadêmicas, profissionais, religiosas e de fronteira entre ciência e religião, que funciona como um sistema de base, marcado por um padrão de positividade, pelo senso de integralidade/unidade e pela abertura à multiplicidade. Em sua organização, se destacou um modo de funcionamento narrativo que entrelaça tensão e cooperatividade, o qual se expressa por um conjunto de movimentos relativamente regulares. Esse conjunto viabiliza processos de produção de sentido, predominantemente marcados por relações de integração que combinam hierarquias e predominâncias relativas. O conjunto de movimentos foi orquestrado pela metaposição Eu como docente de uma instituição confessional, na medida em que diferentes posições pessoais e sociais se encontram e se articulam para dar sentido não somente ao seu conjunto identitário, mas também às relações entre ciência e religião. Esta complexa rede de interlocuções se deu num campo aberto entre pares dialógicos postos em interação, denominado espaço mediacional, o qual permitiu a emergência e interconexão de posições que, juntas, protagonizaram o entrelaçamento da tensão e da cooperatividade no sentido da integração identitária. De modo geral, aponta-se que a concomitância de tensão, na forma de assimetrias, ambivalências e hierarquizações, e de cooperatividade, na forma de coalisões e flexibilizações, se mostrou funcional na medida em que desencadeou uma dinâmica predominantemente integrativa, evidenciando a capacidade autorreguladora do self. Finalmente, indica-se a possibilidade de utilização da noção de sistema de tensegridade para ampliar a compreensão das dinâmicas do self na perspectiva da TSD
Título em inglês
Confessional teaching identity: a study in the light of the dialogical self theory
Palavras-chave em inglês
Dialogical self theory
Intrapersonal dynamics
Psychology of religion
Science and religion
Teaching identity
Resumo em inglês
This work falls within the scope of the social psychology of religion, adopting the Dialogical Self Theory (DST) as a reference framework, which since its beginning in the 1990s has been espousing a cultural perspective. This theory points to the plural character of the self, as well as its multi-positioned and multi-vocalized nature. It has been developing itself with the goal to consolidate a comprehension of the constitutive mutuality self-culture. The general objective of this research was to explore the professional identity of professors located in a confessional context, seeking an approach to the structure and organization of the dialogical self. The method was based on a hermeneutic approach using narratives that emerged in the context of dialogical interaction. These interactions were guided by a script structured in three parts: the assembly of the Positioning Repertoire of the Teaching Identity, the presentation of positions and their relations, and the expression of dialogues on science and religion. The empirical field was the Adventist University of São Paulo, Engenheiro Coelho campus, where twenty professors of both genders participated in the research. The analysis involved the organization of the participants in three groups according to their professional experience, the categorization of the repertoire positions, and an analytical procedural sequence created from four binomials: monologue-dialogue, asymmetry-symmetry, conflict-ambivalence, and stability-change. This analysis aimed to access and characterize intrapersonal dynamics. The results indicate that the confessional teaching identity is structured in a set of personal and social positions, the last ones being specifically familiar, academic, professional, religious, and of the boundary between science and religion. This set of positions functions as a base system marked by a pattern of positivity, by the sense of wholeness/unity, and by openness to multiplicity. In its organization, a narrative mode of operation stood out intertwining tension and cooperativity expressed through a set of relatively regular movements. This set enables feasible processes of production of meaning, which are principally marked by integration relations which combine hierarchies and relative predominances. This set of movements was orchestrated by the metaposition I as a teacher of a confessional institution, as different personal and social positions meet and articulate to give meaning to the identity set of each participant and also to the relations between science and religion. This complex network of interlocutions took place in an open mediational space between dialogical pairs put into interaction. This mediational space allowed the emergence and interconnection of positions that together played the intertwining of tension and cooperativity in the sense of identity integration. In general, the research identifies a concomitance between tension, displayed as asymmetries, ambivalences, and hierarchies, and cooperativity, displayed as coalitions and flexibilities. This concomitance proved to be functional as it triggered a predominantly integrative dynamic, evidencing the self-regulatory capacity of the self. Finally, the possibility of using the notion of a tensegrity system is indicated to broaden the understanding of the dynamics of the self in the DST perspective
 
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rocha_corrigida.pdf (1.52 Mbytes)
Data de Publicação
2020-12-10
 
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