• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.47.2010.tde-09022011-105236
Document
Auteur
Nom complet
Maira Mendes Clini
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Andriolo, Arley (Président)
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Goncalves Filho, Jose Moura
Titre en portugais
As cores de Pastore: grafite arte vida
Mots-clés en portugais
Arte (psicologia)
Estética
Fenomenologia
Grafitos
Psicologia social
Resumé en portugais
Este trabalho tem como objetivo compreender a vida e a obra de um grafiteiro. A partir do convívio com o artista Bruno Pastore, foi possível constituírmos um mundo de acontecimentos, imagens e palavras, que resultou na descoberta dos sentidos da arte quando integrada na vida. Trata-se de um mestrado em Psicologia Social, permeado pelo método fenomenológico de pesquisa, cuja principal característica é a suspensão das teorias préconcebidas e dos pressupostos, para que o pesquisador possa ir ao encontro do que se mostra a partir do ponto de vista de Bruno Pastore. Revelamos, em primeiro lugar, a trajetória de vida do artista, trazendo à tona acontecimentos importantes e denúncias diversas. Em seguida, elaboramos uma leitura de suas principais produções artísticas, entre elas grafites e poesias, integradas sempre no contexto de sua história de vida. Por último, apresentamos um ensaio filosófico baseado nas referências teóricas que esse estudo suscitou. O texto, assim como o grafite, se desenha na forma de um palimpsesto, pois é sustentado por referências que ligam os seus capítulos principais, que podem ser lidos independentemente, ou na ordem que mais aprouver o leitor
Mots-clés en anglais
Aesthetics
Art (Psychology)
Graffitte
Phenomenology
Social Psychology
Resumé en anglais
This work aims to understand in the light of phenomenology, life and work of a graffiti artist. From the meeting with the artist Bruno Pastore was possible for us to constitute a world of events, images and words, which resulted in the discovery of the meanings of art when built in life.This is a master\'s degree in Social Psychology, permeated by the phenomenological research method, in which the main feature is the suspension of preconceived theories and assumptions, so that the researcher can go back to what is shown from the point Bruno Pastore of view. Reveal, first, the trajectory of the artist\'s life, bringing up several key events and complaints. Then do a reading of his main artistic productions, including graffiti and poetry, always integrated with the context of his life story. Finally, we present a philosophical essay based on theoretical references that this study has raised. The text, as well as graphite, is drawn in the form of a palimpsest, because it is supported by references linking its main chapters, which can be read independently, or in the order that most pleases the reader
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
clini2_me.pdf (5.60 Mbytes)
clini3_me.pdf (467.20 Kbytes)
clini_me.pdf (677.67 Kbytes)
Date de Publication
2011-04-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.