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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2021.tde-08022022-144346
Documento
Autor
Nome completo
Júlia Clara de Pontes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Paiva, Vera Silvia Facciolla (Presidente)
Leite, Vanessa Jorge
Seffner, Fernando
Título em português
É muito além do que eu posso imaginar: professores e a não-conformidade de gênero expressa por jovens trans no território escolar
Palavras-chave em português
Adolescentes
Direitos humanos
Escola
Gênero
Transexualidade
Resumo em português
INTRODUÇÃO: As trajetórias escolares de pessoas trans e travestis têm sido marcadas por processos discriminatórios que levam, em muitos casos, à interrupção da escolarização. O aumento gradual de jovens trans matriculados no ensino médio no estado de São Paulo e as interações sociais com pessoas trans no território escolar ressaltam a importância do tema. Assim, esta pesquisa de mestrado procurou compreender como professores percebem e agem diante de jovens que reivindicam uma identidade de gênero distinta daquela atribuída ao nascer. MÉTODO: Os dados foram coletados no âmbito do Projeto Temático Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos Direitos Humanos, a que esta dissertação se vincula. Foram realizadas cinco entrevistas individuais e semiestruturadas com professores de uma escola de ensino médio localizada na Baixada Santista (SP) e atividades de observações participantes na mesma instituição. De orientação etnográfica, a análise dos dados foi guiada pelo debate sobre gênero e sexualidade. RESULTADOS: Observou-se que, apesar de implicados com o tema, os professores articulam uma concepção de gênero na direção do reforço da oposição binária entre feminino e masculino e na expectativa de coerência entre sexo e gênero. Essa concepção de gênero dificulta o reconhecimento do gênero reivindicado pelas pessoas trans, a utilização de pronomes adequados e o manejo de situações cotidianas, como o uso do banheiro e de ocorrências discriminatórias. Embora preocupado(as) com o bem-estar dos estudantes trans, o(as) professor(as) entrevistado(as) expressaram dificuldades em compreender parte de suas necessidades e demandas, sobretudo quando fogem ao esperado para estudantes cisgêneros. CONCLUSÕES: Apesar de importantes para garantir alguns direitos de jovens estudantes trans, as portarias de nome social não garantem o reconhecimento e respeito pleno da sua identidade de gênero, sendo necessárias intervenções com a finalidade de ampliar o debate em torno do tema. Sugere-se, assim, o investimento em programas formativos capazes de promover e/ou aprofundar a reflexão sobre as normas e convenções sociais de gênero, sobretudo em relação à chamada cisnormatividade
Título em inglês
It's far beyond what I can imagine: teachers and the gender non-conformity expressed by trans youth in the school territory
Palavras-chave em inglês
Gender
Human rights
School
Transsexuality
Youth
Resumo em inglês
INTRODUCTION: The school trajectories of transgender people have been marked by discriminatory processes that lead, in many cases, to the interruption of schooling. The gradual increase of trans young people enrolled in high school in the State of São Paulo and the social interactions with trans people in the school territory highlight the importance of the theme. Thus, this research sought to understand how teachers perceive and act in front of young students who claim a different gender identity from the one attributed at birth. METHOD: Data were collected in the scope of the Thematic Project Youth vulnerabilities to STIs/HIV and dating violence: evaluation of a human right-based psychosocial intervention to which this dissertation is linked. Five individual and semi-structured interviews were carried out with teachers from a high school located in Baixada Santista (SP) and participant observation activities in the same institution. Data analysis was guided by the debate on gender and sexuality. RESULTS: It was observed that, despite being involved with the topic, teachers have a conception of gender based on the reinforcement of the binary opposition between female and male and in the expectation of coherence between sex and gender. This conception of gender makes it hard to use appropriate pronouns and handle everyday situations, such as using the bathroom and discriminatory occurrences. Although concerned with the well-being of trans students, the interviewed teachers expressed difficulties in understanding part of their needs and demands, especially when they go beyond what is expected for cisgender students. CONCLUSIONS: Despite being crucial to guarantee some of the rights of young trans students, social name laws do not guarantee full recognition and respect for their gender identity, requiring interventions in order to broaden the debate on the topic. Therefore, investment in training programs capable of promoting deepening reflection on gender social norms and conventions is suggested, especially concerning what is called cisnormativity
 
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pontes_corrigida.pdf (1.50 Mbytes)
Data de Publicação
2022-02-09
 
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