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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-06122022-170440
Documento
Autor
Nome completo
Camila Tereno Romão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Ribeiro, Marcelo Afonso (Presidente)
Malki, Yara
Souza, Ana Célia Rodrigues de
Título em português
As marcas das crises profissionais de início de carreira de jovens adultos(as)
Palavras-chave em português
Crise profissional
Jovens adultos
Psicologia analítica
Transição dos 30
Resumo em português
A presente pesquisa visou a compreender as crises profissionais em jovens adultos(as), buscando entender o que haveria de específico nas crises que irrompem em início de carreira na atualidade e quais as suas causas e finalidades na construção de carreira daqueles(as) que a vivenciam. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir do referencial teórico da Psicologia Analítica de C. G. Jung e de autores(as) pósjunguianos(as), em diálogo com pesquisadores(as) do campo das carreiras. Os instrumentos utilizados para esse fim foram a entrevista semiestruturada e um recurso imagético projetivo. Categorias temáticas empíricas foram construídas a partir do campo e contrastadas com a revisão de literatura na discussão dos resultados. Os resultados mostram que a crise profissional é um fenômeno psicossocial e multifacetado, com suas causas entrelaçadas à subjetividade e ao contexto sociolaboral contemporâneo. Identificamos também que a crise profissional, assim como já havia sido proposto para as crises de cunho pessoal, possui potencial criativo, podendo atuar a partir de um caráter teleológico em prol do processo de individuação. Concluímos, com a pesquisa, que as crises profissionais vivenciadas por adultos(as) jovens na atualidade possuem suas especificidades, especialmente no que se refere à internalização das demandas da sociedade do desempenho, que têm, por sua vez, o potencial de favorecer uma identificação unilateral com a persona, contribuindo para a vivência de falta de sentido no trabalho
Título em inglês
The peculiarities of young adults early career crises
Palavras-chave em inglês
Age 30 transition
Analytical psychology
Career crisis
Young adults
Resumo em inglês
This research aimed to understand career crisis in young adults, seeking to better comprehend what specific factors contribute to crisis eruption at the early stages of their careers today, and the causes and purposes in building a career for those who experience a crisis. Therefore, qualitative research was carried out based on the theoretical framework of Analytical Psychology by C. G. Jung and post-jungian authors, in dialogue with researchers within the career realm. A semi-structured interview and a projective imagery resource were the utilized research instruments. Empirical thematic categories were constructed from the research field and contrasted with the literature review within the results discussion. The results show that the career crisis is a psychosocial and multifaceted phenomenon, with its causes imbricated in subjectivity and in the contemporary western socio-labor context. We also identified that the career crisis, as previously proposed in relation to personal crisis, has creative potential, acting from a teleological nature in favor of the individuation process. It has been concluded from the research that the career crisis experienced by young adults today have their specificities, especially with regard to the internalization of the demands of the performance society, which, in turn, have the potential to favor a unilateral identification with the persona, contributing experiencing a lack of meaning at work
 
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romao_corrigida.pdf (8.47 Mbytes)
Data de Publicação
2022-12-08
 
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